sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Asfaltamento do bairro Sibéria

Prefeitura anuncia para breve a retomada das obras de pavimentação

O convênio de Nº 12412008, no valor de R$ 280 mil oriundos do Ministério da Integração, que deveria ter sido executado nos primeiros meses deste ano, garantindo a pavimentação das ruas Petrópolis, São João do Guarani e Hipólito Ramos, no bairro Sibéria, acabou por se tornar uma das maiores dores de cabeça para a atual administração do município e uma grande decepção para os moradores do pequeno povoado localizado no outro lado do rio Acre.

Primeiro foi a demora, por parte da obscura empresa vencedora da licitação, para que os serviços fossem efetivamente iniciados. Depois, começaram a surgir denúncias de que funcionários da mesma empresa estariam vendendo para proprietários de terras da região o material destinado à pavimentação das ruas. O resultado foi o embargo do Ministério Público e o consequente abandono de uma obra inacabada cujos serviços que foram concluídos possuíam, visivelmente, uma péssima qualidade.

Nessa quinta-feira (18), depois de quase 4 meses de impasse, surgiu, enfim, uma boa notícia para os habitantes do bairro, que esperam ansiosamente para ver o problema resolvido. Representantes da firma problemática chegaram à cidade e visitaram as obras paralisadas acompanhados do prefeito em exercício, Eriberto Mota, e do assessor jurídico da prefeitura, o advogado Júlio César, que informou que os serviços serão retomadas brevemente com o compromisso da citada firma de consertar os defeitos do serviço já realizado e concluir a obra que representa muito para aquela comunidade.

O bairro Sibéria possui uma população aproximada de 1.200 pessoas reunidas em cerca de 250 famílias de ex-seringueiros e outros trabalhadores rurais. É, historicamente, uma das comunidades mais tradicionais, organizadas e menos assistidas do município de Xapuri. Separada de Xapuri pelo rio Acre, a população da Sibéria se locomove de um lado ao outro por dois meios de transporte: as tradicionais catraias, que fazem a travessia de pessoas, e uma balsa que transporta pessoas e veículos.

Nenhum comentário: