terça-feira, 9 de agosto de 2011

“Evite Queimadas”

Instituto de Meio Ambiente do Acre realiza campanha educativa na Resex Chico Mendes. Alternativas ao uso do fogo serão apresentadas às comunidades rurais.

imagens5cincendio20florestal1

Da Assessoria do Imac.

Em parceria com a prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) desenvolve a campanha “Evite Queimadas” na zona rural de Xapuri, inclusive na Reserva Extrativista Chico Mendes. A programação, que começa nesta quarta feira, 10, e prossegue até sexta-feira, 12, inclui palestras e conversas entre os representantes dos órgãos e das associações rurais. O objetivo, segundo o chefe da Divisão de Difusão e Educação Ambiental do Imac, João Aníbal, é firmar parcerias com as associações e cooperativas, para evitar as queimadas.

“Divulgaremos a proibição dos ministérios públicos quanto às queimadas e às alternativas ao uso do fogo, como a mucuna e a mecanização. Falaremos ainda sobre o Licenciamento Ambiental das Propriedades”, relata João Aníbal.

As equipes da prefeitura de Xapuri e do Imac vão percorrer várias comunidades, começando pelo projeto de Assentamento Tupá, em seguida na Ribeiracre, Associação dos Moradores da Margem do Rio Acre até chegar ao Seringal Rio Branco, já dentro da Resex Chico Mendes. Cerca de 170 famílias vivem nas três localidades, e segundo o coordenador da Defesa Civil de Xapuri, Danilo Souza, em todas elas serão criadas brigadas contra incêndios.

“É importante essa parceria com o Imac, que nos dá o suporte técnico na questão da educação ambiental. O Corpo de Bombeiros orienta quanto à atuação das brigadas que serão treinadas para apagar focos de queimadas”, relata.

João Aníbal conta que o programa de Licenciamento Ambiental do governo do Estado será bastante valorizado durante as visitas. Por meio do programa, os produtores podem regularizar suas propriedades do ponto de vista ambiental, tendo acesso ao crédito e à assistência técnica diferenciada. “Por meio do programa, os técnicos avaliam qual a solução tecnológica para a recuperação das áreas, qual a potencialidade da área e que tipo de atividade econômica é mais viável para cada propriedade”, conta ele.

O diretor técnico do Instituto de Meio Ambiente do Acre, Paulo Roberto Viana, diz que cada vez mais o Imac quer desmistificar a ideia de órgão apenas repressivo, para se tornar parceiro das comunidades rurais. “O Imac é responsável pelo Licenciamento Ambiental das Propriedades, um programa que beneficia a todos e garante a produção nas propriedades rurais sem impactos ambientais. O Imac também está fazendo o licenciamento para a piscicultura, que promete ser um grande negócio no Estado. Nessas conversas ouvimos sugestões e encontramos parceiros dispostos a evitar danos ao meio ambiente como o fogo, que traz também problemas graves de saúde para a população das zonas rural e urbana”, conclui o diretor.

Nenhum comentário: