quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Do blog do Luiz Calixto

A fábrica de camisinhas de Xapuri vive seus dias de ocaso

“Criada para beneficiar a borracha natural produzida por 700 famílias, na região do vale do Acre, a empresa não está nem perto de atingir seu objetivo.

Sem competitividade, o funcionamento administrativo e operacional da NATEX é feito totalmente às expensas do orçamento estatal como se fosse uma perdulária repartição pública.

Gerentes, matérias-primas, insumos químicos, embalagens,  despesas de manutenção, nada disso é custeado com as escassas receitas da venda de seu produto.

Do lado do governo  a ordem é mantê-la a qualquer custo, sob pena de desmoralização política.

As empresas brasileiras importam da Malásia uma unidade de camisinha por 0,07, centavos de reais ao passo que  a NATEX, na biqueira das árvores de seringa, produz ao custo de 0,18 centavos.

O inusitado é que nas drogarias de Xapuri não se encontra o produto do município”.

Um comentário:

Rubinho disse...

Meu caro amigo. Nem todo ganho pode ser traduzido em econômico ou político. Mesmo que às expensas do erário público, a fábica é importante para as 700 famílias (informação sua) de seringueiros que têm mercado certo para seus produtos. Além disto, falou-me Garrinha, há um incremento na economia da cidade, tanto pelo pagamento da matéria-prima, quanto pelos salários dos funcionários da NATEX. Como é um programa de Governo, a produção detina-se à distribuição gratuita. É meu caro; o ganho social é IMENSO!