sábado, 30 de maio de 2009

PT e PV disputam Sindicato de Xapuri



Desde as primeiras horas da manhã deste sábado, os dois grupos políticos que disputam as eleições do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri – PT e PV – se altercam num clima que chegou a ser tenso, no início da votação, mas que arrefeceu no restante do dia. Dois nomes dos mais representativos do movimento social rural que teve em Chico Mendes o seu maior ícone, Dercy Teles, primeira mulher a presidir um sindicato rural no Brasil, e Assiz Monteiro, parceiro de Chico nos empates das décadas de 70 e 80, são os candidatos que lutam pelo domínio da organização rural mais importante do Acre, numa briga que fugiu dos limites de uma mera disputa sindical para se converter em contenda política partidária que tem na alça de mira as eleições do ano que vem.

Uma ação cautelar com pedido de liminar impetrada pela chapa de oposição para garantir os votos de associados inadimplentes, acatada pelo juiz trabalhista Fábio Lucas Telles de Menezes Sandin, da vara de Epitaciolândia, colocou um tempero a mais na disputa que já era ferrenha porque possibilitou a todos os associados do Sindicato exercer o direito do voto, o que gerou uma grande corrida de cabos eleitorais em busca de eleitores que nem informados estavam de que haveria eleições neste sábado. A discussão sobre a decisão judicial proporcionou um embate à parte entre os advogados representantes das chapas adversárias. Marilda Terezinha da Silva Ribeiro Fonseca, advogada da chapa de Dercy Teles, questionou o colega Gumercindo Rodrigues sobre se o mesmo teria direito de voto na OAB, caso estivesse inadimplente.

Gumercindo argumenta que no caso do STRX, as penalidades contra associados inadimplentes, entre elas a perda do direito de exercer o voto em eleição sindical, não passaram pelos processos previstos pelo Estatuto Social da instituição. O advogado afirma ainda que a atual direção do Sindicato não está cumprindo plenamente com a decisão da justiça, uma vez que os votos de associados adimplentes e inadimplentes estão sendo depositados em urnas distintas. A medida deixa claro que caso saia derrotada no pleito deste sábado, a chapa da situação tentará reverter o resultado na justiça.

A verdade é que há muito tempo o Sindicato de Trabalhadores de Xapuri perdeu sua real identidade, aquela assinada pelo seringueiro Chico Mendes e seus legítimos companheiros, prova disso é a informação, atestada pela própria atual presidente do Sindicato, de que um dos grandes fazendeiros da região de Xapuri, João Evaristo de Souza, é associado da entidade. Muitos associados se filiaram apenas para ter acesso a benefícios, como certidões destinadas a diversos fins, o que transformou a organização mais representativa do movimento de trabalhadores rurais do Acre em mero cartório.
Na foto abaixo, Marcinho Miranda, pequeno proprietário e filho de família tradicionalmente criadora de bois aguarda na fila, com crachá de sócio na mão, o momento de votar. Miranda foi candidato a prefeito nas últimas eleições, ficando com a segunda colocação na disputa, perdendo para o prefeito Bira Vasconcelos.
A votação foi encerrada às 17 horas e o processo de apuração dos votos tem previsão de acabar por volta das 10 horas da noite.

Nenhum comentário: