quinta-feira, 21 de maio de 2009

Jogos Escolares 2009



Kennedy Santos

A Tocha dos Jogos Escolares concluiu nesta semana o percurso pelos municípios do Alto Acre. Desde o início de abril, o Governo do Estado promove a passagem do maior símbolo da competição pelo interior, abrindo oficialmente a etapa municipal e promovendo a integração do Acre por meio do esporte.

Em Assis Brasil, fronteira com o Peru e a Bolívia, o fim da tarde foi agitado com a chegada da tocha e o acendimento da pira olímpica. A prefeita do município, Maria Gadelha, garantiu apoio aos estudantes atletas.

"Os jogos escolares são de grande importância, porque estão dando oportunidade para todas as cidades, além de Rio Branco, para que os nossos jovens estejam participando de atividades esportivas, e a gente sabe que o esporte tira a criança da rua, das drogas", afirmou.

As meninas do futsal de Assis Brasil treinam contra o time da própria escola pensando na classificação para a fase nacional e manter a tradição dos anos anteriores, quando o time sub-14 foi campeão estadual. "Neste ano a gente quer ir para o estadual. Eu e minhas colegas vamos nos esforçar para representar bem o nosso colégio, nosso município e representar o Acre lá fora", garante Tailane Alves da Silva.

Estudantes passam pelas ruas de Brasileia (Foto: Gleilson Miranda/Secom) A tocha também passou por Brasileia, onde seis escolas vão participar dos Jogos Escolares em cinco modalidades. A escola rural Valéria Bispa Sabala participa pelo segundo ano da competição. No ano passado, a equipe teve ótima participação na categoria futebol de salão masculino. Na apresentação das equipes, a professora de educação física Julieta Maria Esteves acompanhou os atletas e reafirmou a dedicação.

"A expectativa é de que os meninos tenham sucesso e consigam ir para a disputa em Rio Branco. No ano passado tivemos a sorte de chegar com o futsal feminino sub-14 e o atletismo. O Robson se deu bem no atletismo e nós chegamos até à semifinal no futsal feminino, o que também foi muito bom porque serviu como estímulo para os outros atletas participarem", afirma a professora.

A prefeita de Brasileia, Leila Galvão, também garante o apoio da administração municipal aos atletas na competição. "Nós reafirmamos o compromisso que a gente sempre teve com os jovens, de que a gente vai buscar todas as condições necessárias para a realização dos sonhos nossos e deles também, se eles passarem pela fase regional".

As ruas largas de Epitaciolândia deram lugar a um pequeno desfile que passou por ponte, subiu ladeiras e chamou a atenção de moradores durante a passagem da Tocha dos Jogos Escolares. Pessoas de todas as idades conduziram o símbolo da competição. E à noite os estudantes já estavam em quadra.

Em Xapuri, Elenira Mendes, filha do líder seringueiro Chico Mendes, carregou a tocha até o ginásio, onde entregou ao prefeito Bira Vasconcelos, que declarou aberta a fase municipal da competição no município. "É muito bom cada vez que meu pai é lembrado em uma solenidade, isso faz reavivar sua memória e seu legado deixados a todos nós", disse Elenira.

Para o prefeito Bira Vasconcelos, a competição é importante para o incentivo ao esporte entre os jovens da cidade. "Reafirmamos que, passando para as fases seguintes, vamos apoiar os atletas em Rio Branco ou até em disputa nacional."

O diretor técnico dos Jogos Escolares, José Rodrigues, da Secretaria Estadual de Esporte, Turismo e Lazer (Setul), avaliou a passagem da tocha da competição pelos municípios do Alto Acre como um resultado positivo. "Tivemos um bom desempenho, uma boa apresentação. Agradecemos as prefeituras dos quatros municípios da região por essa bela apresentação no início da fase municipal dos jogos escolares."

O percurso agora continua pelo interior do Acre e deverá passar nos próximos dias por Plácido de Castro, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus e Manuel Urbano.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: