domingo, 31 de maio de 2009

Programas para recuperar Xapuri

Wania Pinheiro

Xapuri sempre foi uma terra que teve os olhos do Brasil e do mundo voltados para ela, desde os tempos áureos da borracha. Mas depois de Chico Mendes, o acreano que morreu defendendo a preservação da floresta, esse olhar ficou ainda mais atento e curioso. Xapuri, além de ser a cidade mais famosa do Acre é também hoje uma das mais judiadas. Um levantamento feito pela administração do prefeito Francisco Ubiracy Machado de Vasconcelos, o Bira, aponta que mais de cinqüenta por cento da população daquele município vive abaixo da linha de pobreza.

As ruas da cidade estão em situação precária e a iluminação pública quase não existe. Além de uma dívida de mais de meio milhão de reais que a prefeitura tem junto à Eletroacre, dos 620 postes instalados para distribuir energia elétrica, cerca de quatrocentos estão sem lâmpadas. Os moradores reclamam da falta de emprego e lembram que até o final do ano passado não tinham assistência nos postos de saúde do município porque, além da falta de medicamentos, os médicos e dentistas haviam pedido demissão.

Na última quinta-feira o prefeito Bira Vasconcelos apresentou aos moradores do município e aos diversos seguimentos da sociedade organizada um plano de ação para reorganizar vários setores de Xapuri, sendo um dos principais a Secretaria de Ação Social, que hoje atende quase duas mil famílias através de programas sociais do governo federal, principalmente o Bolsa Família.

Na verdade, o novo prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, que está no cargo há apenas cinco meses sabe do tamanho da responsabilidade que pesa sobre as suas costas, por isso, decidiu junto com sua equipe, criar o Conselho de Administração Participativa, que será representado por membros de vários seguimentos sociais.


"É através desta nova entidade que a prefeitura irá discutir e definir as metas para reconstruir o município de Xapuri. Eu precisava dividir essa responsabilidade com as pessoas que também desejam ajudar a melhorar a qualidade de vida da nossa população", diz o prefeito.

Outro projeto importante apresentado por Bira foi a Lei de
Incentivo ao Primeiro Emprego, que irá dar apoio a quem pretende montar seu próprio negócio.

"As pessoas irão apresentar suas idéias, e as melhores serão analisadas por uma equipe formada por membros da prefeitura, da Universidade Federal do Acre e do SEBRAE, que irá liberar um crédito de até R$ 2.500,00 para que elas possam montar um salão de beleza, um carrinho de pipoca, enfim, gerar sua própria renda", explica Bira.

O prefeito diz que a intenção da prefeitura é atender a 12 projetos por ano, mas se conseguir firmar uma parceria com os bancos da Amazônia e do Brasil, este número poderá dobrar. Os beneficiados também irão receber cursos de capacitação e outras orientações que podem ajudar no sucesso de seus negócios.

Leia a reportagem especial da repórter Wania Pinheiro sobre as ações anunciadas pelo prefeito de Xapuri, na última quinta-feira, no jornal o Rio Branco, edição deste domingo.

Nenhum comentário: