quinta-feira, 7 de maio de 2009

Aluísio Fernandes



Esta última quarta-feira, 6 de maio, foi de muita emoção para o médico xapuriense Aluísio Antônio Brasil Fernandes, saído de Xapuri no ano de 1951, aos 10 anos de idade. A família passou por Porto-Velho, Belém, Rio de Janeiro e São Paulo, onde ele vive atualmente em Embu das Artes.

Aloísio é filho de um dos irmãos de Eurico Gomes Fonseca, patriarca de uma das famílias mais tradicionais de Xapuri, de origem portuguesa. Assim, é primo das professoras Euri Figueiredo, Déa Zaine e Nadir Souza, que o receberam na cidade em um almoço na residência da última.

Reumatólogo, Aloísio Fernandes atua hoje no Programa Saúde da Família, em São Paulo, e sonha em voltar em trabalhar em Xapuri, cidade que, apesar do tempo transcorrido, ainda guarda, para ele, muito daquilo que aqui deixou há 58 anos, principalmente as grandes casas comerciais.

"As lembranças são muitas. Saí daqui no fim do segundo ciclo da borracha e ainda guardo muitas lembranças da pujança do comércio, como, por exemplo, as empresas A Limitada e Transmontana".

Um comentário:

Flavio Arruda disse...

Aluisio foi meu colega de turma na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, turma de 1966. Formado, foi para S.Paulo e eu, ao contrário, vim para o Estado Vizinho, Rondonia. Fui colega de Aluisio e de seu irmão, Carlos Alberto Brasil Fernandes e gostaria de contato com ambos.
Flavio Cruz Arruda (fcarruda@gmail.com) residindo em Fortaleza-CE