sexta-feira, 22 de maio de 2009

Motociclistas farão rota do pacífico

Por ocasião do 2º Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Sul-Americana, a ser realizado em maio do próximo ano, um grupo de aproximadamente 30 motociclistas liderados pelo “Trottamundos”, Gilberto Bezerra de Farias, irão percorrer a Estrada do Pacífico acompanhando a caravana de mais de 300 profissionais da engenharia de todo o país que participarão do evento.

Para ele, que já fez o curso de engenharia na faculdade Nuno Lisboa no Rio de Janeiro, será uma oportunidade ímpar de participar da história do desenvolvimento do Acre. “Sinto-me honrado em ter sido convidado pelo engenheiro civil Tião Fonseca (presidente do Sindicato dos Engenheiros do Acre) para esta aventura. Estou muito empolgado porque é o mínimo que podemos fazer em prol do desenvolvimento e da preservação do meio ambiente”, declarou o Trottamundos.

O Fórum, cuja programação tem a duração total de 14 dias, a partir de 24 de maio de 2010, começa com uma visita técnica em Lima, no Peru, de lá seguindo para Arequipa, Matarani – onde serão visitados os portos de Ilo e Matarani –, com retorno passando por Puno, Cuzco e Porto Maldonado. O objetivo desta viagem de 8 dias, segundo explicou Tião Fonseca, será apresentar aos participantes esta importante rota para o desenvolvimento do país, através do Acre.

Já o Trottamundos, acrescenta que, além disso, será uma oportunidade de estender os laços de amizade com os habitantes das margens da rodovia. “Estou muito ansioso em participar desta experiência. Será a segunda vez que irei de moto ao Peru, além das outras 6 vezes que fui de bicicleta. Na primeira vez que fui de moto, em 1989 fui atacado pelos guerrilheiros do Sendero Luminoso e tive que chegar ao povoado sem roupa, usando somente o capacete e por isso confundido com um extra-terrestre pelos moradores”, lembrou ele.

Vale ressaltar ainda que Trottamundos já pedalou cerca de meio milhão de quilômetros por 142 países além de já haver publicado12 livros em quatro idiomas, feito nove documentários e 3 filmes. “Agora, o percurso será de cerca de 3.150 quilômetros de Lima a Porto Velho e para mim, mais um desafio que encaro com orgulho porque quando lembro da primeira vez que fui do Acre ao Peru de bicicleta, aquele trecho era apenas uma trilha aberta no meio da floresta, em 1980”, disse.

Fórum

Depois da visita técnica ao Peru, o Fórum, que é uma realização da Organização Não Governamental Engenheiros Solidários em parceria com a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), terá continuidade com os debates. O primeiro acontece no Seringal Cachoeira, em Xapuri, e os demais em Rio Branco com temas que visam abordar o futuro da Amazônia Sul-Americana – Meio Ambiente, Geração de Energia, Ciências e Tecnologia – sendo encerrado com uma segunda visita técnica às obras das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, em Rondônia.

Redação do Diário da Amazônia

Nenhum comentário: