sábado, 30 de maio de 2009

Por apenas 6 votos, Dercy continua no STRX



Com essa pequena diferença, a atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Dercy Teles de Carvalho, garantiu por mais quatro anos sua estadia frente ao mais famoso sindicato de trabalhadores rurais do Brasil, o de Xapuri, fundado no limiar da luta de seringueiros que culminou com a morte do seu mais importante criador: Chico Mendes.

A eleição, que claramente fugiu do âmbito da simples disputa sindical, tomou dimensões de guerra política e mostrou que o caráter de organização de defesa dos interesses dos trabalhadores rurais deixou de ser prioridade para dar lugar a interesses primordialmente político-partidários com forte tendência a outros, de cunho particular.

Ação cautelar impetrada na justiça, para garantir o voto de associados inadimplentes por um lado, e filiações de última hora de produtores rurais de condição duvidosa por outro, foram a tônica da disputa que mostrou que a organização de trabalhadores que foi criada para fortalecer a luta dos povos oprimidos da floresta mudou muito de direção nos últimos anos.

Dercy obteve 321 votos contra 315 de Francisco de Assiz Monteiro. Tumultuada no início da votação, com direito a bate-boca entre advogados das chapas rivais, a eleição teve os votos dos associados adimplentes e inadimplentes depositados em urnas diferentes. Dercy venceu em ambas. A foto que ilustra o texto é de Altino Machado.

3 comentários:

loirissimaxp disse...

valeu minha amiga Dercy parabens pela excelente vitoria.

Unknown disse...

Não sou de rir dos outros mais quando vi os oficiais sendo derrotados por uma mulher, passei acreditar que as coisas em Xapuri estão mudando.

Amigo de Xapuri disse...

Isso prova que a população de xapuri está começando acordar de verdade, pois com certeza a maioria já se arrependeu em ter colocado esse pessoal a frente da prefeitura novamente, na qual já se passaram quase 06 meses e até agora nada só desculpas esfarrapadas. Parabéns Dercy, pois ganhou uma pessoa que se preocupa e luta de verdade pela causa, ao contrário dos seus opositores que se preocupam em apenas beneficiar a si próprio e a meia dúzia de sua panelinha.