terça-feira, 19 de maio de 2009

Polêmica da carne clandestina

O diretor de divulgação social da prefeitura, Haroldo Zaine Sarkis, informa, sem citar nomes, que alguns vereadores reagiram mal à informação de que partira da Câmara a denúncia sobre a comercialização de carne clandestina na cidade, fato que resultou na apreensão realizada pela Vigilância Sanitária e que foi parcialmente divulgada pelo site da prefeitura na última sexta-feira, 15 de maio.

Na apreensão foram recolhidos 83 kg de carne, o proprietário do estabelecimento foi autuado e responderá a processo administrativo sanitário e criminal, de acordo com as leis Federal nº 6.437/77 e Estadual nº 006/82. A Carne recolhida foi conduzida ao aterro sanitário, onde foi enterrada nas células destinadas para o material.

Como denunciar absurdos como esses certamente faz parte das obrigações dos vereadores, legítimos defensores dos interesses da comunidade, principalmente pelo o fato de a ocorrência ter sido confirmada, a vinculação da Câmara à informação, no meu entender, não seria motivo de demérito para os nobres representantes do poder legislativo e sim o contrário, uma vez que não se pode admitir omissão nem deles nem de ninguém em casos como esses.

A intervenção do vereador, quando não representa unicamente o objetivo de obter dividendos políticos, além de louvável e importante para a defesa dos interesses da população. Leia-se o caso do vereador Zeca da Emater, quando foi a público protestar contra o mau atendimento oferecido pela agência local do Banco do Brasil e a unidade do PREVcidade em Xapuri. Rapidamente os responsáveis por essas instituições trataram de dar respostas e prometer mudanças no atendimento, coisa que apenas em função das reclamações populares não acontecia.

Que o exemplo seja seguido e que o medo de perder votos não tire dos veredores a vontade de cumprir com aquilo para o que verdadeiramente a população os elegeu. As posições tomadas pelas figuras políticas são realmente cercadas por riscos, mas sempre se ganha mais quando se fica do lado do povo. Acreditem.

E lembrando: para oferecer denúncias à Vigilância Sanitária ligue: 3542 – 2977.

Nenhum comentário: