terça-feira, 26 de maio de 2009

Clima esquenta na disputa pelo STRX

Mensagem enviada ao blog pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Dercy Teles de Carvalho:

Caro Raimari Cardoso,

"Escrevo para deixar informado aos seus leitores a respeito do processo eleitoral no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, que acontecerá no sábado.

A chapa adversária é encabeçada por Francisco de Assis Monteiro de Oliveira, funcionário do terceiro escalão do governo do Acre.

Ele, que representa a Secretaria de Floresta aqui no município, está acompanhado de Luiz da Silva Pereira, ex presidente da Cooperativa Agroextrativista, sendo um dos responsáveis pela inadimplência da mesma em R$ 1 milhão junto ao governo federal.

Também faz parte da chapa adversária o ex-vereador petista Raimundo Mendes de Barros e Osmar Facundo, um marreteiro arrojado, que neste ano já explorou bastante os trabalhadores comprando castanha abaixo do preço.

Também está na chapa adversária Júlio Barbosa de Aquino, ex prefeito de Xapuri, que foi condenado pelo Tribunal de Contas do Acre a devolver dinheiro desviado do erário.

Portanto, trata-se do grupo que, após a morte de Chico Mendes, comandou todas as entidades por 17 anos e nada fez em beneficio dos trabalhadores.

Fizeram, sim: encaminharam um documento ao Ministério Público Federal solicitando a operação Resex Legal, que criminalizou um grande número de agricultores e seringueiros, que foram multados e estão respondendo judicialmente por crimes ambientais.

Esse é o grupo que, derrotado nas urnas na eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, em 2006, quer retomar o controle da organização a qualquer custo, sem respeitar os procedimentos legais do processo eleitoral.

Eles estão transgredindo o artigo 10º do Estatuto Social do Sindicato sobre os deveres dos associados(as):

1) Cumprir e fazer cumprir o presente estatuto;

2) Participar de assembléias gerais e eleições do sindicato;

3) Cumprir e fazer cumprir as decisões da diretoria das assembléias geral e das instâncias deliberativas das entidades do MSTTR;

4) Manter-se em dia com as suas contribuições financeiras devida ao sindicato, bem como o artigo que trata das penalidades para o associado que desrespeitar assas normas, que é ter seus direitos sindicais suspensos voltando a redquiri-los no momento que quitar o que deve.

Diante dessas normas, o que é que esse grupo está fazendo?

Tem divulgado na emissora de rádio e nos quatro cantos da cidade que os sócios inadimplentes podem vir pra cidade no dia da eleição que o direito deles votarem, mesmo estando inadimplentes, está garantido pelo advogado da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Acre. Dizem que isso é garantir o exercício da democracia.

Na opinião da atual diretoria do Sindicato, esse grupo confunde democracia com corrupção, irresponsabilidade, incompetência e falta de compromisso com a causa dos trabalhadores.

O grupo está deixando claro os objetivos para os quais quer ter o sindicato em suas mãos: agir em benefício de seus interesses pessoais. Ainda bem que uma parcela significativa dos trabalhadores já entendeu e está revoltada.

Mais uma vez, deixam de ganhar a adesão dos trabalhadores e perdem a credibilidade."

◙ Dercy é sindicalista desde 1980 e foi a primeira mulher a dirigir um sindicato de trabalhadores rurais no Brasil, entre agosto de 1981 e agosto de 1982. O espaço do blog está aberto para pronunciamento da chapa encabeçada por Francisco de Assis Monteiro de Oliveira, que se opõe a Dercy.

Nenhum comentário: