terça-feira, 17 de novembro de 2009

Tratado de Petrópolis



Nesta terça-feira o Acre comemora 106 anos da assinatura do Tratado de Petrópolis, documento de intenção que oficializou a permuta e finaliza uma disputa entre o Brasil e a Bolívia em 17 de novembro de 1903, pelas terras onde hoje se localiza o Estado do Acre. A data será marcada este ano pela entrega de 106 obras e ações do Governo do Estado à população do Acre em diversas áreas como educação, infraestrutura, formação profissional, melhoria da malha viária rural, expansão da rede de energia. Os investimentos somam mais de R$ 146 milhões aplicados no desenvolvimento de ações em todos os municípios do Estado.

Leia mais na Agência de Notícias do Acre.

2 comentários:

Unknown disse...

Estive aí em Xapuri dia 17.11, e lá no Fórum perguntei a uma moça com seus vinte anos, porquê o Tratado chama-se de "Petrópolis", ela titubeou e não soube responder, e nem fazia idéia. É porque foi assinado na cidade de Petrópolis, como é muito comum desde priscas eras quando algo é acertado numa cidade entre Chefes de Estado, lhe colocarem o nome dessa cidade. Por exemplo, "Tratado de Madri", etc. Meu pai sempre falava num tal "Tratado de Roboré", será que existiu esse tratado?, vou pesquizar.

Unknown disse...

Rapaz, não é que existe mesmo, ou existiu, o "Tratado de Roboré", e também tratando de concessões entre Bolívia e Brasil. Outro dia conto como foi. E também o Tratado de Ayacucho.