quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Polícias fazem “pente fino” em Xapuri

DSC03374

Uma operação que reuniu agentes das polícias federal, civil e militar quebrou a calma rotina da cidade de Xapuri na manhã desta quinta-feira. 36 homens utilizando 10 veículos e cães farejadores cumpriram 8 mandados de busca e apreensão em supostas bocas-de-fumo e efetuaram três flagrantes de tráfico de entorpecentes, sendo que um dos casos envolvia um menor de 18 anos.

A ação conjunta fez com que muita gente acordasse sobressaltada com o barulho das sirenes das viaturas que circulavam pela cidade durante o cerco aos locais suspeitos. Várias residências onde, segundo as investigações policiais, funcionariam pontos de venda de drogas foram vasculhadas pelos agentes.

O saldo foi considerado positivo pelo delegado Pedro Henrique Resende Teixeira Campos, da delegacia geral de Xapuri, responsável por uma mudança drástica no método de agir da Polícia Civil, que tem gerado manifestações de satisfação por uma grande parcela da sociedade e reclamações de outra, menor, que o acusa de cometer excessos.

- O objetivo da operação foi combater o tráfico de drogas no município e mostrar que a polícia está presente na cidade. E onde tem polícia bandido não tem vez. Nós vamos mostrar para os bandidos onde é o lugar deles, disparou o delegado, que tem como meta, segundo afirma, reduzir drasticamente o número de traficantes na ativa em Xapuri.

O comandante da Cia. Ambiental de Xapuri, capitão Denílson Lopes, destacou que, apesar da importância de ações integradas como a que aconteceu nesta quinta-feira, é preciso fortalecer as iniciativas de prevenção ao crime. O militar é idealizador de um projeto de policiamento comunitário em Xapuri que tem surtido bons efeitos no combate ao envolvimento crianças e adolescentes com o crime.

- A importância do trabalho que está acontecendo hoje em Xapuri está se dando pela presença de um delegado efetivo e de uma nova promotora, que estão fazendo o trabalho da polícia funcionar. Antes, a PM prendia um bandido e no outro ele estava solto pela falta de quem fizesse as coisas caminharem como deve ser. Não podemos esquecer, no entanto, que a melhor maneira de se combater o crime é através do trabalho preventivo.

Em que pesem as críticas ao delegado Pedro Henrique, nos últimos dois meses, o trabalho das polícias civil e militar tirou de circulação em Xapuri quase uma dezena de conhecidos integrantes do clube de vendedores de substâncias entorpecentes, entre os quais estão alguns dos principais responsáveis pelo comércio de drogas no município, segundo as investigações. O resultado disso, ninguém duvida, é a maior tranquilidade da população. 

Um comentário:

Eliana disse...

Olá Raimari!

Acompanho pelo seu blog as notícias de Xapuri. Definitivamente o tráfico de drogas precisa ser atacado por todos os flancos. Li um pouco sobre o novo delegado da cidade e acredito que ele (se não for incomodado pelos "poderosos") pode implantar uma dura repressão ao tráfico e outros crimes aí em Xapuri. Nossa cidade é muito pequena para agragar tantas mazelas. Ponto para o novo delegado e para seus bravos agentes.