quarta-feira, 4 de novembro de 2009

'Caso Baiano'

Mais três acusados serão submetidos a Júri Popular no dia 9 de novembro.

O juiz Leandro Leri Gross, titular da Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco, confirmou para o dia 09 de novembro, próxima segunda-feira, o julgamento dos últimos três réus do caso que repercutiu nacionalmente como o crime da motoserra.

Pedro Pascoal Duarte Pinheiro, Aureliano Pascoal Duarte Pinheiro e Amaraldo Uchoa Pinheiro foram denunciados e pronunciados juntamente com Hildebrando Pascoal Nogueira Neto, Adão Libório de Albuquerque, Alex Fernandes Barros (já julgados pelo processo nº 001.99.010284-0), Sete Bandeira Pascoal e Alípio Vicente Ferreira (falecidos) como autores do assassinato do mecânico Agilson Santos Firmino, o "Baiano", crime ocorrido em julho de 1996.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual em novembro de 1999, os réus foram acusados da sessão de tortura que redundou na morte de "Baiano". A denúncia indica que o crime foi praticado mediante a provocação de intenso sofrimento físico à vítima. Ainda vivo, o mecânico teve os olhos perfurados, braços, pernas e pênis amputados com a utilização de uma motosserra, além de um prego cravado na testa, culminando os atos de tortura com vários disparos de arma de fogo contra a cabeça da vítima.

Na próxima semana, precisamente no dia 12 de novembro, acontecerá ainda o julgamento do processo nº 001.99.010318-9, pelo qual Pedro Pascoal também será submetido a Júri Popular pelo assassinato de Wilder Firmino, filho de Agilson Firmino, ocorrida em 30 de julho de 1996.

As informações estão na página do Tribunal de Justiça do Acre na internet.

Nenhum comentário: