segunda-feira, 8 de setembro de 2008

“Monstro do Seringal” será julgado dia 30

Um dos crimes mais brutais dos últimos anos em Xapuri será levado a julgamento este mês. Com requintes de crueldade, Jorge do Có matou sogro e enteado a tiros e golpes de facão.


Jorge do Có logo após ser preso em junho deste ano

O Tribunal Popular do Júri da comarca de Xapuri volta a se reunir a partir desta terça-feira, dia 9, para mais uma série de julgamentos de casos de crimes contra a vida.

Entre os réus que irão a julgamento está Jorge Santos da Cunha, o “Jorge do Có”, 28 anos, que no dia 5 de junho deste ano matou o seu sogro Francisco Pereira da Silva, de 52 anos, e o seu enteado, Anderson da Silva Boles Filho, de apenas 4 anos de idade.

Francisco Pereira da Silva foi morto com um tiro de espingarda calibre 20. A criança foi degolada com um terçado afiado e teve uma mão decepada pelo agressor. A mãe do garoto, Lenira Marques da Silva, de 20 anos, conseguiu fugir do ataque e escapou da morte junto com uma sobrinha de 11 anos.

De acordo com informações da polícia, problemas familiares foram as causas do crime brutal que abalou a cidade. Jorge do Có era tido pela família das vítimas como um homem violento e já havia feitos ameaças de morte contra o sogro há algum tempo. A violência do crime chocou até mesmo os policiais que se dirigiram ao local na época para resgatar as vítimas.

Ao ser preso, Jorge do Có afirmou que vinha sendo ameaçado pelo sogro e que matou para não morrer. Sobre o que justificaria matar uma criança de apenas quatro anos, que ele criou desde pequena, segundo ele, como se fosse seu próprio filho, respondeu: "Eu não sei, acho que perdi o controle e depois não sei mais de nada".

O julgamento de Jorge do Có acontecerá no próximo dia 30 de setembro e a expectativa é de que seja condenado a uma pena alta. Preso no dia em que o presidente Lula sancionou a Lei que não permite mais o recurso do réu por um novo júri (9 de junho), caso a pena decretada seja igual ou superior a 20 anos, Jorge do Có figura como sério candidato à pena máxima pelos crimes que cometeu.

Nenhum comentário: