terça-feira, 23 de setembro de 2008

Eleições tranqüilas

O Juiz da Segunda Zona Eleitoral de Xapuri, Anastácio Lima de Menezes Filho, garantiu esta semana que, no que depender da justiça, o processo eleitoral em Xapuri se desenvolverá dentro da mais absoluta tranqüilidade. O magistrado ressaltou que, apesar de algumas denúncias de abusos do poder econômico e de compra de votos, que estão sendo investigadas pela Polícia Federal, a situação em Xapuri é sossegada e que tudo caminha para a “verdadeira festa da democracia”.

Entrevistado pela repórter Fernanda Gomes, da Rádio Educadora 6 de Agosto, Anastácio Lima de Menezes informou, no entanto, que a Justiça Eleitoral terá reforços em Xapuri para garantir a ordem e para que as eleições sejam realmente limpas. Um delegado da Polícia Federal – Dr. Leonardo - estará na cidade permanentemente, durante o período que envolve as eleições, para coibir os abusos de candidatos e, sobretudo, combater duramente a prática da compra de votos.

Sobre o programa Eleições Limpas, desenvolvido pela Associação dos Magistrados Brasileiros e Tribunal Superior Eleitoral, o juiz ressalta que foi de uma grande contribuição para o processo democrático e que o eleitor de hoje é muito mais consciente que o do passado. Para o juiz, a compra de votos continua a ser um mal crônico presente no processo eleitoral e que muitas vezes é o próprio eleitor quem favorece essa prática desonesta.

“Infelizmente, nós sabemos que é o próprio eleitor que vai à casa do candidato pedir dinheiro, material de construção, dentaduras, consultas médicas, brindes e outras coisas desse tipo. É importante que o eleitor não venda o seu voto, porque ele pode até obter alguma vantagem imediata com isso, mas vai ficar quatro anos passando necessidades”.
O juiz eleitoral faz um apelo a candidatos e eleitores para que façam uma eleição limpa sem a prática de corrupção eleitoral.

“Que os candidatos levem para os eleitores as suas propostas, os seus planos e suas idéias de forma clara e objetiva, e que os eleitores escolham bem o seu candidato, votem de forma consciente, que votem num candidato que tenha um histórico de bons serviços prestados à comunidade, uma ficha escorreita, para que seja eleito o melhor candidato para o município”.

Com um eleitorado um pouco superior a 10 mil eleitores, o município de Xapuri - abrangido pela Segunda Zona Eleitoral - terá nessas eleições 35 seções eleitorais, sendo que quatro serão instaladas na zona rural, para minimizar a dificuldade de locomoção de eleitores que residem em grandes distâncias e locais de difícil acesso. Em virtude do grande acirramento entre os grupos políticos locais, as eleições costumam ser relativamente tumultuadas no dia da votação.

Nenhum comentário: