quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Agente Jovem

Joseni Oliveira

Voltado para jovens de 15 a 17 anos de idade, o projeto Agente Jovem é desenvolvido em Xapuri desde 2006. Durante esse período mais de 50 adolescentes já participaram do programa. O projeto atende jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, pertencentes a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Em 2008, apenas 14 adolescentes estão participando do programa. Destes, apenas quatro estão recebendo o benefício no valor de 65 reais.

A coordenadora do programa Agente Jovem em Xapuri, Raiane de Souza Cardoso, explica que houve uma mudança no programa e que o problema está sendo resolvido para que no prazo de um mês os adolescentes recebam o benefício através do CPF.

O programa Agente Jovem visa o desenvolvimento pessoal, social e comunitário desses jovens. Proporciona capacitação teórica e prática, por meio de atividades que não configuram trabalho, mas que possibilitam a permanência do jovem no sistema de ensino, aprendizagem e formação cidadã preparando-os para futuras inserções no mercado de trabalho.

Este será o último ano do programa em Xapuri. Em 2009, todos os adolescentes serão inseridos no Projovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Ele é o resultado da integração de diversos programas para a juventude do governo federal e tem como objetivo promover a reintegração desses jovens ao processo educacional oferecendo oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento humano.

Nenhum comentário: