quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Basa renegocia dívidas de crédito rural

Fernanda Gomes

O produtor rural que possui dívidas do Pronaf, Procera ou de outros programas de crédito rural, deverá atender o prazo para fazer a renegociação do financiamento, conforme a medida provisória 432. 30 de setembro é a data limite para ir até a agência e assinar o termo de adesão a renegociação de dívidas.

A assinatura do termo de adesão e o pagamento de dois por cento do valor da parcela vencida vão fazer que o produtor coloque em dias as parcelas inadimplentes, pagando com redução dos juros cobrados, como explica o gerente do banco da Amazônia, em Xapuri, Abdon Eluan.

O gerente do Banco da Amazônia em Xapuri afirma ainda que o produtor que não procurar a agência dentro do prazo terá desvantagens no pagamento da divida.

Existem formas especiais de negociação. No Procera, por exemplo, o desconto pode ser de até 90% na quitação da dívida. já para as modalidades A e A/C do Pronaf o produtor poderá ter um abatimento de 40%. Mas para refinanciar o plano, o trabalhador rural tem que pagar só 2% do que estiver devendo.

Em Xapuri cerca de 500 produtores rurais estão em situação de atraso e até o momento menos de 100 procuraram a agência do Banco da Amazônia para a assinatura do termo de adesão.
O atendimento ao público do banco da Amazônia em Xapuri é de 9 horas da manhã a uma da tarde.

Nenhum comentário: