quinta-feira, 20 de março de 2014

Denúncia de excessos em Xapuri

Ouvidoria do Sistema Integrado de Segurança Pública solicita instauração de procedimento administrativo para apurar conduta do comandante da PM de Xapuri

O ouvidor do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), Valdecir Nicacio Lima, enviou mensagem ao blog Xapuri Agora informando que solicitou à corregedoria da Policia Militar a instauração de procedimento administrativo para apurar a conduta do capitão Sílvio Araújo da Silva, comandante da 2ª Cia. Policial Militar de Xapuri, durante tumulto ocorrido na última terça-feira, 18, quando moradores tentaram bloquear a Estrada da Borracha, na entrada da cidade, como protesto contra a ação policial de coibir a tentativa de invasão de uma área de terras de propriedade do Estado.

O capitão Sílvio é acusado de agredir com um tapa no rosto uma adolescente de 17 anos que participava da manifestação. Ela aparece na imagem acima de camisa verde, com o militar ao fundo. Um vídeo gravado pela câmera de um telefone celular no momento do tumulto mostra quando o oficial da PM parte para cima da garota depois que esta profere ofensas verbais contra os policiais que efetuavam a detenção de três membros do movimento de invasão. Após ser divulgado na internet o vídeo provocou uma onda de críticas e protestos contra a atitude do militar, que por telefone negou a agressão. 

O comandante da PM em Xapuri afirmou que se dirigiu à garota para efetuar sua detenção por desacato à autoridade, mas que desistiu no intento com o objetivo de não “acalorar” mais a situação, que já era bastante tensa. Quanto ao suposto tapa, o militar disse que realmente tocou o rosto da menina com o dedo em riste, mas que não admite que aquele gesto tenha se caracterizado numa agressão. O militar também disse desconhecer que pessoas que compartilharam o vídeo na internet estivessem sendo coagidas por policiais a retirar as postagens das redes sociais, como chegou a ser denunciado.

- Informo ainda, que essa Ouvidoria acompanhará os trâmites administrativos referente ao caso, afirmou na mensagem Valdecir Nicácio, ouvidor do SISP.

A seguir, a íntegra da mensagem enviada ao blog:

Gerência de Ouvidoria ouvidoria.sisp@ac.gov.br

10:09 (Há 4 horas)

Bom dia Sr. Raimari,

Cumprimento-o cordialmente, oportunidade em que informo a Vossa Senhoria que tomei conhecimento através da matéria veiculada em seu blog sobre os excessos cometidos por um policial militar durante uma desocupação de terra em Xapuri, e como Ouvidor do Sistema Integrado de Segurança Pública, solicitei à corregedoria da policia militar que fosse instaurado procedimento administrativo para apurar a conduta do referido policial. Informo ainda, que essa Ouvidoria acompanhará os trâmites administrativos referente ao caso, e encontra-se à disposição para esclarecer qualquer dúvida ou prestar qualquer informação se que fizerem necessárias.

Atenciosamente,

Valdecir Nicacio Lima
Ouvidor do SISP.

Nenhum comentário: