quarta-feira, 10 de julho de 2013

Não, o blog não vai morrer

Tenho sido bastante perguntado sobre o futuro do blog. Os questionamentos nascem da mudança ocorrida na rotina de postagens sobre os assuntos e polêmicas locais. O espaço tem sido ocupado por textos de terceiros, entre eles as excelentes crônicas do doutor xapuriense José Claudio, poesias de autores renomados e, como sempre aconteceu, por muito miolo de pote, que é sobre o que realmente sei escrever.

- Não, o blog não vai morrer, tenho respondido. 

Mas é certo que tanto a página quanto o autor necessitam ser repaginados. Conceitos devem ser revistos e as consequências de se intrometer tanto na vida de uma cidade tão pequena e de mentalidades tão medievais – resguardem-se as exceções – também precisam ser cuidadosamente reavaliadas. O Xapuri Agora se tornou muito conhecido e prestigiado por tanta gente, mas se fez também, por sua solidão, um alvo fixo de ações judiciais sempre julgadas improcedentes, mas inevitavelmente desgastantes.

Quando criei o blog, no ano de 2007, o fiz na esperança de ser seguido por outros, principalmente os mais jovens, para que em um determinado tempo a cidade pudesse contar com inúmeras páginas do tipo repercutindo os mais diversos assuntos da vida local. Uma razoável quantidade de blogs faria uma enorme diferença. As pessoas gostam de blogs e são atentas a eles quando se propõem a abordar temas de interesse geral.

Como isso não aconteceu, me tornei uma andorinha solitária que - como diz o velho provérbio – sozinha não consegue fazer verão. Ao contrário disso, tenho sido alvo único de chuvas e trovoadas oriundas de uma minoria que só aprecia a informação quando esta não lhe seja negativa ou desagradável ou mesmo não contrarie interesses políticos e pessoais de uma cambada de urubus. Se houvessem em Xapuri pelo menos 5 blogs abordando, cada um ao seu estilo, um mesmo assunto, as famigeradas ações judiciais se extinguiriam.

Dias atrás, na última ação que respondi no Juizado Cível de Xapuri contra uma reportagem que envolvia um policial militar, ouvi de um juiz leigo um pedido que me fez desestimular quase que completamente do meu trabalho e do futuro do país como Estado democrático. “Sei da importância do seu trabalho para a sociedade, mas maneire com o seu blog porque assim nós vamos trabalhar aqui para julgar apenas os seus processos”.

Não necessito me estender para que aqueles que me acompanham pela Rádio Educadora de Xapuri e pelo Xapuri Agora me compreendam. Tenho relatado aqui todas as ações na justiça, as ameaças e as discriminações que tenho sofrido por conta de meu trabalho. Elas não me amedrontam ou intimidam, mas confesso que me cansaram deveras. Daí a pausa e a reflexão sobre em que mudar para assim continuar.

Tenho plena convicção de que não tenho feito outra coisa senão prestar um importante serviço à sociedade xapuriense, tão carente de informação sobre aquilo que é de seu interesse. E não pretendo desistir das coisas sem as quais deixaria de ser eu mesmo. Mas, no atual momento, dedico-me a cuidar de alguns assuntos pessoais e a tentar reformular o blog, que, garanto, tão cedo não esticará as canelas.

2 comentários:

Maxsuel Xapuri disse...

Caro Raimari,
Te desejo força, inspiração e paciência para dar vida longa ao "Xapuri Agora". Até tentei te acompanhar nesse "voo solitário", mas confesso que fraquejei quando senti na pele a ignorância - no literal sentido da palavra - de algumas cabeças que se acham pensantes, mas que não possuem sequer o discernimento para conviver pacificamente com os que não comungam com tamanha incompetência, canalhice e mediocridade. Além disso, ficou demasiadamente difícil "voar" ao teu lado estando longe de Xapuri. As notícias que chegam nem sempre são fidedignas, nem sempre as fontes são seguras. Fui traído algumas vezes, errei e cometi injustiças. Me arrependo dos erros, mas me orgulho ainda mais da vontade de acertar e de buscar combater os desmandos que teimam em perdurar na pequenina sociedade xapuriense. Finalizo com um cordial abraço, na certeza de que tua força e competência são bem maiores que as minhas. Por isso, sigo acessando teu blog diariamente, para continuar em contato com tuas postagens sérias e firmes, além de desfrutar do teu fino trato para com a escrita.

miuda disse...

olá raimari muito feliz com essa noticia, confesso que a tempo esperava por ela,pois faço dos acesso diários ao seu blog como um roby,peço desculpas por não está com você nessa luta,mais saiba que estou contigo e que suas postagem está fazendo bastante falta,então por favor volte logo