sábado, 20 de julho de 2013

Férias: relaxar sem perder o foco

Por Letícia Bechara

As férias escolares de julho são um respiro para os estudantes. E eles curtem o momento mesmo. Combinam com os amigos mil atividades, querem viajar, enfim, aproveitar a valer. É o momento de relaxar e se divertir, mas também de se planejar e não perder o foco, especialmente para os alunos que estão em preparação para o vestibular.

As férias podem ser uma ótima oportunidade de revisar os conteúdos, visitar as faculdades que se pretende fazer o vestibular, assistir filmes e peças que ajudem a entender contextos históricos e atualidades.

Um ponto importante nessa jornada e em que pouco se reflete é a forma mais adequada para cada um aprender e estudar. Você sabe qual é a sua? Você é uma pessoa mais auditiva, visual ou cinestésica? Como isso impactar seus estudos? Pense nas suas experiências educacionais... quais foram os momentos mais marcantes? Vídeos? Apresentações? Experiências? O que fica na sua cabeça depois da semana de provas?

De acordo com a neurociência, que tem contribuído significativamente  nesse aspecto, quanto mais entendemos sobre o funcionamento do cérebro, mais podemos potencializar seu uso. As nossas memórias são registradas através dos nossos sentidos, e quanto mais sentidos usamos, mais intenso o registro, daí a importância de utilizar o máximo de recursos disponíveis.

Confira algumas dicas para potencializar o aprendizado:

1. Abuse de gráficos, imagens e desenhos - crie mapas mentais com as ideias mais importantes sobre o assunto lido.

2. Assista vídeos sobre o assunto - no Youtube sempre tem coisas diferentes e interessantes que podem contribuir com o aprendizado.

3. Monte um grupo de amigos para debater a matéria a discussão entre colegas colabora para aprender diferentes pontos de vista.

4. Grave o assunto e produza áudios _ aproveite as ferramentas do celular para aprender e compartilhar conhecimento.

5. Utilize as redes sociais para trocar experiências.

Aproveite as férias para conhecer coisas novas, reaprender, explorar lugares diferentes.  Ao final faça uma autoavaliação, valeu a pena?

As férias podem ser um ótimo momento para criar novos hábitos.

Comece com um novo hábito e logo poderá ter uma vida diferente: leitura, atividades físicas e alimentação.

Leonardo Da Vinci dizia: “ Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”.

Letícia Bechara é pedagoga e coordenadora de vestibular da Trevisan Escola de Negócios.

Nenhum comentário: