Por Letícia Bechara
As férias escolares de julho são um respiro para os estudantes. E eles curtem o momento mesmo. Combinam com os amigos mil atividades, querem viajar, enfim, aproveitar a valer. É o momento de relaxar e se divertir, mas também de se planejar e não perder o foco, especialmente para os alunos que estão em preparação para o vestibular.
As férias podem ser uma ótima oportunidade de revisar os conteúdos, visitar as faculdades que se pretende fazer o vestibular, assistir filmes e peças que ajudem a entender contextos históricos e atualidades.
Um ponto importante nessa jornada e em que pouco se reflete é a forma mais adequada para cada um aprender e estudar. Você sabe qual é a sua? Você é uma pessoa mais auditiva, visual ou cinestésica? Como isso impactar seus estudos? Pense nas suas experiências educacionais... quais foram os momentos mais marcantes? Vídeos? Apresentações? Experiências? O que fica na sua cabeça depois da semana de provas?
De acordo com a neurociência, que tem contribuído significativamente nesse aspecto, quanto mais entendemos sobre o funcionamento do cérebro, mais podemos potencializar seu uso. As nossas memórias são registradas através dos nossos sentidos, e quanto mais sentidos usamos, mais intenso o registro, daí a importância de utilizar o máximo de recursos disponíveis.
Confira algumas dicas para potencializar o aprendizado:
1. Abuse de gráficos, imagens e desenhos - crie mapas mentais com as ideias mais importantes sobre o assunto lido.
2. Assista vídeos sobre o assunto - no Youtube sempre tem coisas diferentes e interessantes que podem contribuir com o aprendizado.
3. Monte um grupo de amigos para debater a matéria a discussão entre colegas colabora para aprender diferentes pontos de vista.
4. Grave o assunto e produza áudios _ aproveite as ferramentas do celular para aprender e compartilhar conhecimento.
5. Utilize as redes sociais para trocar experiências.
Aproveite as férias para conhecer coisas novas, reaprender, explorar lugares diferentes. Ao final faça uma autoavaliação, valeu a pena?
As férias podem ser um ótimo momento para criar novos hábitos.
Comece com um novo hábito e logo poderá ter uma vida diferente: leitura, atividades físicas e alimentação.
Leonardo Da Vinci dizia: “ Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”.
Letícia Bechara é pedagoga e coordenadora de vestibular da Trevisan Escola de Negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário