segunda-feira, 30 de abril de 2012

Friagem

Informações do Climatempo.

Uma forte e grande massa de ar polar está influenciando não só o Sul e parte do Sudeste e do Centro-Oeste, mas também em Rondônia e no Acre. A entrada do ar polar nestes dois estados é denominada de friagem e provoca uma forte queda da temperatura. Os ventos da direção sul que são observados no Acre e Rondônia indicam a entrada do ar polar.

No aeroporto de Rio Branco, a temperatura na madrugada chegou aos 24ºC, mas com a chuva e o vento frio, foi caindo pela manhã. Às 14 horas, hora de Brasília, a temperatura era de apenas 20ºC. Ontem, a temperatura em Rio Branco chegou a quase 32ºC, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

A friagem pegou forte em Vilhena, no sul de Rondônia. Às 2 horas da tarde, pelo horário de Brasília, a temperatura na região do aeroporto local era de apenas 19ºC. Ontem a esta hora, a temperatura era de 28º. Por volta das 9 horas, a temperatura chegou aos 16ºC.

A chegada da frente fria provocou temporal em Vilhena. Foram acumulados 85,2 milímetros de chuva entre 18h do domingo e 6 horas da manhã desta segunda-feira. Mas praticamente toda a chuva, quase 74 milímetros, caiu em apenas 1 hora, entre 18 e 19 horas. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia.

Na capital de Rondônia, Porto Velho, o tempo ficou instável nesta segunda-feira, com pancadas de chuva e muitas nuvens. Os ventos da direção sul persistentes, que são da massa polar, já predominam e vão baixando a temperatura.

O feriado de Primeiro de Maio será com sensação de frio. A temperatura continua baixando no Acre e em Rondônia e deve ser recorde para este ano. Esta é a primeira friagem intensa do outono.

Nenhum comentário: