domingo, 29 de abril de 2012

Boicote acreano contra bolivianos

Valdeci Nicácio Lima

Estive acompanhando a ação do maltrapilho Exército boliviano cometendo ato tipicamente terrorista contra brasileiros nas proximidades da cidade de Capixaba, no Acre, e sinceramente me indignei.

Em que pese a responsabilidade do Brasil por ser país de índole pacifista; em que pese o Brasil tratar o presidente boliviano com carinho; em que pese o Brasil ter emprestado a fundo perdido uma alta quantia em dinheiro para a Bolívia reassentar os "brasilianos" que lá residiam e lá construíram patrimônio; em que pese a tradição brasileira em respeitar a soberania dos outros países; em que pese a Bolívia ter expropriado as instalações petrolíferas da Petrobras; em que pese o Brasil vender gasolina subsidiada para a Bolívia a preços abaixo do mercado internacional; em que pese o Brasil permitir que os caminhões transitem pelas estrada brasileira transportando gasolina sem pagar nada mais por isso; em que pese o Brasil ter legalizado a situação de mais de 50 mil bolivianos que viviam em situação de escravidão praticadas pelos próprios patrícios nas malharias de São Paulo.

Leia mais:

Brasil desloca militares após Bolívia expulsar brasileiros

Não se trata de racismo ou xenofobia, mas, sinceramente, está na hora de fazermos alguma coisa para demonstrar que paciência tem limite. É sabido que mesmo com todas essas benesses que o Brasil concede ao povo boliviano, nós só recebemos em troca cocaína, armas, produtos piratas, imigrantes ilegais com bugigangas, comércio ilegal e criminosos.

Os pais de brasileiros que vivem e estudam na Bolívia são semestralmente vítimas de extorsão das mais descaradas uma vez que é com esta periodicidade que têm que pagar um tal de visto de estudante para poder continuar estudando, situação única no mundo.

A Zona Franca de Cobija que vive exclusivamente do nosso dinheiro só nos oferece produtos de qualidade duvidosa e com preços que ultimamente não são compensadores.

É no departamento de Pando onde acontecem as maiores atrocidades que agridem as normas mais elementares de respeito aos direitos humanos contra os brasileiros que alí são encarcerados, enquanto os bolivianos que são presos aqui no Acre, geralmente por tráfico de cocaína, recebem processo justo, lhe é garantido o amplo direito de defesa, recebem assistência médica, três refeições por dia gratuitamente além de terem garantida a sua integridade física e psicológica.

Foi em Cobija, capital de Pando, que na última sexta-feira saquearam a loja Harley, de propriedade de dois brasileiros que comercializavam legalmente no pais há mais de seis anos e geravam mais de 70 empregos diretos aos bolivianos. Ressalte-se que não foi a população que cometeu este ato, mas os policiais, os promotores, os fiscais fazendários, os juízes de direito e todos os membros das forças armadas.

Isso aconteceu mesmo depois da intervenção da embaixada Brasileira e mesmo depois de termos realizado uma reunião dentro do palácio do governo boliviano de Pando com todas as autoridades acima citadas que se comprometeram a resolver o problemas dentro dos parâmetros legais. Ainda assim os bolivianos exigiram propina em valores que chegam a alguma centenas de milhares de dólares e que foi pago a todos eles. Por tudo isso, eu estou propondo que nós acreanos façamos um protesto para demonstrar aos bolivianos a quanta anda nossa autoestima.

Que todas as pessoas que já foram enganadas na qualidade e nos preços dos produtos comprados na Bolívia; que todos os pais de famílias que tiveram seus filhos dependentes químicos em função da cocaína que vem da Bolívia e envenena nossa juventude e destrói nossas famílias; que todas as pessoas que já foram extorquidas no trânsito de Cobija; que todas as pessoas que tiveram seus carros roubados no Brasil e legalizados na Bolívia; que todos os pais que tiveram suas filhas envolvidas na prostituição em Cobija; que todas as famílias que tiveram seus filhos mortos dentro da Bolívia de forma cruel e covarde…

Por tudo isso, eu proponho que nós, cidadãos acreanos, façamos um boicote de pelo menos um mês a todo e qualquer produto da Bolívia. Que nenhum acreano cruze a fronteira de Brasiléia ou Epitaciolândia para exercer qualquer atividade que gere lucro aos bolivianos.

Que a juventude, os blogueiros, os interligados nas redes sociais, os comerciantes, os taxistas, os jornais e os canais de TV usem seu poder de informar para divulgar a ideia.

Boicote a Cobija e ganhe um dia de paz.

Valdeci Nicácio Lima é mestre em direitos humanos.

2 comentários:

cosmo disse...

Boa noite meu grande amigo Valdecir Nicácio, o qual eu tenho o maior apreço e amizade. Fico altamente feliz por sua magnífica atitude, tomara que todos acreanos tenham um pouco de vergonha na cara e faça o que vc acabou de falar, esse bolivianos são um bando de crápulas, larápios, picaretas e tudo quanto não presta. Eu só queria me transformar em cada brasileiro acreano que aquela bolívia ia ver o que é passar fome e aprender a respeitar os seres humanos, como vc falou nós brasileiro os tratamos muito bem eles, mais eles nos tratam com desprezo como se eles fossem melhor do a gente, não passam fome porque o brasil dar-lhe de comer todos os dias. Ninguém é melhor que ninguém, somos todos iguais, precisamos tomar essa atitude, mais o governo brasileiro e principalmente o do Acre deve tomar atitude mais séria com esses cabocos, mais não eles fazem o que querem aqui em nosso solo pátrio, e são tratados como filhos em quanto eles nos tratam como cachorros. Esse é um protesto meu porque já fui tabem vítima deles e sei que todos os dias eles sacaneiam com brasileiro, fazem o que querem isso é um absurdo.

Sued disse...

A minha indginação não é contra esses mortos a fome bolivianos, que vivem comendo das migalhas que sobram dos Basileiros e sim da tolerância dos nossos gonvernantes que deixam um cocaleiro safado vír ditar normas no nosso País,quando esse pilantra do Evo ìmorales colocou o exército boliviano dentro da estação da BR boliviana o LULA se rendeu ao seus pés em se comprometer de construír pontes e estradas na bolivia e aumentar o preço do gás boliviano,era só fechar a fronteira e deixar aquele miseravel morrer abraçado com o gás dele que não teria por onde saír a não ser pelo Brasil,e não se enganem a Argentina esta indo no mesmo caminho, já proibiu a entrada de vários produtos Brasileiro no País,o Brasil precisa para de se curvar para comunistas Ditadores que vem lá fora faz daqui a casa da mãe joana....