sábado, 26 de março de 2011

Hino de Xapuri

Sobre o Hino de Xapuri a leitora que assina como Acreana informa que o autor da letra, Fernando de Castela Barroso de Almeida, é cearense de Fortaleza, nascido em 2 de fevereiro de 1921, e radicado no Acre em 1943. Já o autor da música, o mestre  Sargento José Lázaro Monteiro Nunes, faleceu na cidade de Rio Branco, em 7 de setembro de 1988, aos 59 anos de idade.

Comentário do músico Antônio Magão:

“Sou suspeito em falar, mas o Hino de Xapuri é o mais bem escrito com sua melodia e a harmonia rica em sonoridade. É verdadeiramente um hino, maravilhoso de se executar e toda vez é uma emoção a mais no sentimento de xapuriense. Parabéns ao compositor e ao letrista dessa obra prima de nossa querida terra”.

2 comentários:

Paolo Almeida (P.A) disse...

Ola colega Raimari, quero parabenizá-los pelas postagens diárias em seu blog, sou um leito fiel e estou sempre por dentro do que está acontecendo em nossa cidade querida. Concordo plenamente com o comentário do "El Maestro" Magão sobre o Hino de Xapuri, eu fico emocionado em cantar este hino, é interessante como sua letra expressa a luta e o amor por esta terra abençoado por Deus. O que me incomoda é ver a juventude tão apática e alheia à sua "Princezinha", precisamos viver o que cantamos neste hino:"Teus bravos filhos, afoitos e pioneiros
Deste amado e glorioso rincão
Xapuris que se armaram guerreiros
Neste berço da Revolução".
Um abraço e uma ótima semana abençoada a todos.

Unknown disse...

Linda letra e música,porém eu sou suspeito de falar pois o velho José Lázaro Monteiro Nunes( Zuza) era meu avô.Tenho um sonho de um dia conhecer essa terra maravilhosa que meu avô tanto amava.