terça-feira, 22 de março de 2011

ICMBio em Xapuri

DSC03225

Parece que finalmente o IMCBio  - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – terá um escritório em Xapuri. Na semana passada, o prefeito Bira Vasconcelos se reuniu com representantes da autarquia federal para discutir o assunto.

Na reunião, segundo o blog Xapuri em Destaque, a instalação do escritório ficou definida através de parceria na qual a prefeitura vai oferecer o espaço físico e a manutenção para que a representação do ICMBio funcione em Xapuri, pertencente ao Ibama

O que eu não consigo entender é que seja mais fácil o município patrocinar a instalação do IMCBio em Xapuri, com os parcos recursos que possui, do que o próprio governo federal recuperar o prédio acima, pertencente ao Ibama, órgão do qual o Instituto Chico Mendes se desmembrou em 2007.

Fechado no município há mais de 10 anos, o Ibama largou o prédio ao abandono, como mostra a imagem que ilustra o post. Em 2008, o então superintendente do órgão no Acre, Anselmo Forneck, anunciou que o núcleo do recém-criado ICMBio seria instalado e inaugurado em Xapuri até o final daquele ano, ocupando a antiga estrutura já existente, que passaria por adequações para tal.

- Chico Mendes foi o grande idealizador da reserva que levou seu nome. A inauguração da sede do ICMBio em Xapuri reforça a lembrança dos 20 anos sem ele, disse, à época, o superintendente.

O tempo passou e nada do anunciado aconteceu. O velho prédio continua lá. Abandonado, depredado, em meio a um imenso matagal, que vez por outra é limpo, e servindo de esconderijo para toda a sorte de insetos e malfeitores. E assim, infelizmente, deverá continuar por muito tempo.

Um comentário:

Jé S. disse...

é, realmente. um dia desses estava eu pensando justamente nesse seu ponto de vista. não NECESSARIAMENTE que fosse reativado esse posto. Mas que construíssem qualquer coisa aí, de preferência algo que servisse a população. como uma pracinha qualquer, um posto de saúde, não sei. algo que valorizasse esse lugar, que eu particularmente acho que não fica mal situado. mas com a escassez de recursos que xapuri tem, idéias vão e vem, e nada se faz, infelizmente.