quinta-feira, 31 de março de 2011

Mansonelose

Érica Silva do Nascimento, bióloga e pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz, está em Xapuri realizando levantamento sobre a ocorrência da mais nova doença identificada no Brasil, a mansonelose. 

A doença é causada por dois vermes, o Mansonella perstans e o Mansonella ozzardi, que também já foram detectados na Venezuela e na Colômbia e são originários, respectivamente, da África e das Américas Central e do Sul.

Os parasitas atacam o sistema linfático e a cavidade abdominal, instalando-se em membranas pericárdicas (do coração) e no sistema nervoso central. Os sintomas são frieza nas pernas, febre intermitente, dores de cabeça, coceira por todo o corpo e dores nas articulações.

A doença é transmitida pela picada de alguns mosquitos como, no caso do Brasil, o borrachudo (Simulium). A população ribeirinha amazônica é, segundo os estudos realizados até o momento, muito atingida pela mansonelose.

As pessoas que quiserem se submeter ao exame deve se dirigir ao centro de saúde Félix Bestene Neto de hoje até sexta-feira. No final de semana o atendimento ocorrerá em localidades da zona rural.

Informe-se mais sobre a doença no blog InovaBrasil.

Nenhum comentário: