terça-feira, 18 de janeiro de 2011

“Os Guardiões da Amazônia”

Invit_WEB_GalerieW

O fotógrafo J.L Bulcão envia o convite acima para a exposição fotográfica Les Gardiens de l’Amazonie (Os Guardiões da Amazônia), à mostra em Paris entre 18 de janeiro e 22 de fevereiro. A exposição mostra as melhores fotos do livro de mesmo nome, resultado de trabalho realizado em parceria com o designer Antoine Olivier.

O livro-exposição Os Guardiões da Amazônia mostra que a preservação da Amazônia está ligada à sobrevivência de seu povo, através dos seus conhecimentos e práticas tradicionais, os nativos da Amazônia são, segundo Bulcão e Antoine, os seus melhores guardiões.

O trabalho da dupla franco-brasileira foi montado em cima de quatro atividades extrativistas da Amazônia. A seringa, aqui no Acre; o guaraná, em Maués, no Amazonas; o açaí, no Pará; e o babaçu, na região do Bico do Papagaio, no norte do Tocantins.

DSC03206

Na foto acima, Antoine (que não gosta de ser chamado de Olivier) e Bulcão durante visita que me fizeram na Rádio Educadora, no dia 20 de outubro de 2009, um pouco antes de pegarem a estrada para a colocação Fazendinha, no seringal Cachoeira, onde realizaram parte do trabalho que vai à exposição a partir de amanhã.

Bulcão já havia realizado um trabalho fotográfico em Xapuri, em 2008 (veja aqui), sobre os 20 anos da morte do líder sindical Chico Mendes. Naquela oportunidade, o fotógrafo passou uma semana percorrendo várias localidades da reserva extrativista que leva o nome do ambientalista morto em 1988.

Não irei à exposição, mas fico muito grato aos amigos pelo convite. Também os considero guardiões da Amazônia por compreender a importância de trabalhos desse nível para a conscientização do grande público quanto às questões ambientais que os amazônidas vivem. Clique aqui para conferir algumas fotos e outras informações (em francês).

2 comentários:

JLBulcao disse...

Tenho um livro para voce, Garrinha, Tiao Mendes, Taioca, Kelma...Assim que estiver no Brasil mando por SEDEX 10 e vou abusar da sua vontade em te pedir para destribuir para esses amigos que foram fundamentais, assim como voce, na realização desse projeto. Um grande e forte abraço,
Bulcao

PS: Não fizemos ainda a reportagem da castanha no Seringal Cachoeira, e sim a seringa.

Raimari Cardoso disse...

Grato, Bulcão. E o equívoco (troca da seringa pela castanha) já foi corrigido. Grande abraço e conte com este amigo sempre que precisar.