segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Asfalto no bairro Sibéria

Convênio de Nº 12412008, no valor de R$ 280 mil, garante a pavimentação das ruas Petrópolis, São João do Guarani e Hipólito Ramos.

Depois de problemas que causaram dor de cabeça tanto para a população quanto para a administração municipal, finalmente o esperado asfaltamento das principais ruas do bairro Sibéria, localizado na margem esquerda do rio Acre, começou a se transformar em realidade.

Separado do centro de Xapuri pelo rio Acre, o bairro Sibéria possui uma população de aproximadamente 1.200 pessoas de estimadas 250 famílias de ex-seringueiros e outros trabalhadores rurais. É uma das comunidades mais tradicionais, organizadas e menos assistidas do município.

O nome do bairro vem do seringal Sibéria, que abrangia a área onde hoje está localizada a comunidade que, segundo o site História Multimídia de Xapuri, nasceu de uma arrearia, espaço feito de madeira roliça e coberto com palhas, onde os seringueiros deixavam seus pertences e animais quando vinham à cidade resolver seus negócios.

As terras pertenciam ao Sr. Armando Braga, que residia em Belém-PA, e vinha vistoriá-las uma vez por ano. Essas terras  começaram a ser doadas aos seringueiros que, por motivos diferentes, ali chegavam à procura de moradia. Era através do Sr. Raimundo Soares Cavalcante – na época gerente do Seringal Bosque – que as terras eram transferidas aos seringueiros.

Os recursos para a pavimentação das ruas Petrópolis, São João do Guarani e Hipólito Ramos, da ordem de R$ 280 mil, são oriundos do Ministério da Integração Nacional e foram liberados através da ação do então senador Tião Viana, hoje governador do Estado.

Nenhum comentário: