domingo, 23 de janeiro de 2011

Elias Marreta

DSC_0554

Recebi email do meu amigo Sancley Salim cobrando uma homenagem do blog a seu avô, Elias Monteiro, também conhecido como Elias Marreta ou simplesmente Breque, falecido no início deste ano. Não sei por qual razão tomei conhecimento da morte do velho Breque somente vários dias depois de sua partida para o plano superior. Como passei batido, resolvi deixar a homenagem por conta do próprio Sancley. Aliás, acho que nada que eu escrevesse ficaria melhor que a própria mensagem do neto de Elias.

“Olá Raimari,

Estou usando este espaço porque você sempre prestou homenagem a todos os habitantes de Xapuri que partiram para o plano Divino. Só que eu não vi nada que relatasse no seu blog o falecimento do meu avô Elias Monteiro, o Breque. Não por ser meu avô, mas acho que pelo trabalho que ele prestou à população de Xapuri como grande carpinteiro e marceneiro que era, merecia uma singela homenagem. Se você puder prestá-la, a família ficaria muito feliz. Somos fãs de seu blog. O meu avô faleceu no dia 07 de janeiro de 2011 aos 89 anos de idade.

Um grande abraço!”

DSC_0617

Como homenagem minha, posto as duas imagens acima feitas no dia 22 de dezembro de 2009, dia da entrega do Prêmio Chico Mendes de Florestania daquele ano, que ocorreu no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião, aqui em Xapuri. A data marcava os 21 anos da morte do líder sindical. Na tarde daquele dia, o então governador Binho Marques conversou por vários minutos com Elias Monteiro no meio da praça Barão do Rio Branco, que fica em frente à igreja.

Nota: Apesar de se encontrarem no meu arquivo pessoal, as fotos não são minhas. Foram esquecidas em meu computador por um dos dois fotógrafos da Agência de Notícias do Acre que cobriram o evento naquele dia, Sérgio Vale ou Gleílson Miranda.

Nenhum comentário: