segunda-feira, 21 de junho de 2010

O sapateiro João Santos

FOTO0001

“Em momentos de crise moral no país e nas instituições que o compõem, a ausência inesperada de alguém que figurou sempre como modelo de retidão e conduta, se faz sentir com maior profundidade, marcando a epiderme de nossas almas.

No dia 21 de junho de 2007, o sapateiro João Pereira dos Santos deixou saudades nos corações de familiares e amigos em todos os lugares pelos quais passou. Ele nasceu no Estado do Ceará, no dia 21 de junho de 1924, chegou no Estado do Acre, em especial na cidade em que tanto amou, Xapuri, em meados de 1943, no auge da Segunda Guerra Mundial, sempre destacando-se pela sua conduta moral e o zelo pela profissão que abraçou.

Sempre muito zeloso, criou e educou juntamente com sua esposa, dona Edeltrudes Cavalcante dos Santos, seus 10 filhos. Foi membro da igreja evangelica Assembléia de Deus por mais de 50 anos, onde conquistou e acolheu muitos amigos, participando ativamente da vida da igreja, destacando-se o seu gosto pela música e pelos encontros de casais com cristo, sendo, nas palavras do Pr. Josias, "um verdadeiro cristão comprometido".

Pai, esposo, amigo, irmão e companheiro, que nos seus tenros 83 anos de vida, deixou um extenso legado de dedicação em tudo o que fazia, compromissado sempre com a moral, o respeito e a conduta honrada, que sempre lhe caracterizou a vida pessoal e profissional. Que Deus abençôe e console a familia e amigos ainda enlutados, na certeza de que aquele que se alista na milícia do Senhor Jesus, permanece firme, marchando rumo aos meigos braços do Pai Eterno”.

Comentário: A mensagem acima foi enviada por Joel Cavalcante dos Santos, um dos 10 filhos do João Sapateiro, uma das figuras mais conhecidas da comunidade xapuriense durante as várias décadas em que aqui viveu, antes de se mudar com a família para a capital do Acre. O senhor João Santos criou todos os filhos que teve com o que ganhava no ofício de sapateiro, sempre fazendo questão de demonstrar o orgulho que tinha de sua função. Era pai de uma pessoa muito importante na minha vida, o também já falecido radialista Messias Cavalcante dos Santos, com quem comecei a trabalhar na Rádio Educadora de Xapuri há 22 anos. Reproduzir essa singela homenagem ao sapateiro João Santos, neste dia que marca o segundo aniversário de sua morte, é motivo e muita honra e satisfação para este blogueiro de Xapuri.

25 comentários:

Unknown disse...

A simplicidade o carisma é que fazem as pessoas serem eternas e mesmo tendo partido continua viva no caraçao de quem os amam.....que Deus abençõe a familia enlutada....

Eden disse...

Parabens, muito bem lembrada a pessoa do seu João Sapateiro. Eu era garoto e me lembrava do Seu João, ao lado do antigo Grupo Escolar Raulino exercendo sua profissão de sapateiro e criando todos os seus filhos. Lembro-me de todos os seus filhos. Foi uma pessoa humilde e muito reta. Fico feliz de Xapuri ter tido o prazer de receber tão importante pessoa.

blogger scap disse...

sentimos muito sua falta,A queles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nos, sentimos muito a sua perda!!Disse-lhe jesus; Eu sou a ressurreiçao ea vida. a queles que cre em mim ainda que morto vivera. E todo aquele que vive e cre em mim, jamais morrera ♥♥♥ vc senpre estara em nossos pensamentos♥♥♥ Eli, Naiara, Ingrid

MATEUS CAVALCANTE disse...

Obrigado pela homenagem feita ao Sr. João pereira dos Santos, Nosso querido vô que amamamos tanto. Sáudades
De: Mateus e Lucas

nader disse...

Gostaria de endossar a lembrança desse grande homem, João dos Santos, principalmente pela sua retidão e exemplo de ser humano, que humildemente retransmitiu a toda sua família, pela qual tenho um enorme carinho e respeito.

Unknown disse...

Quero agradecer a todos meus amigos principalmente um grande amigo de infancia EDER, e NADER,sou um dos dez filhos do Seu João e da dona Edeltrudes,sou MARCOS CAVALCANTE,moro aqui em PVH,RO, e mesmo adistancia acompanho esta JUSTA homenagem ao meu querido Pai UM GRANDE HOMEM EXEMPLAR>Obrigado atodos.

Unknown disse...

Meus sentimentos a família Cavalcante,principalmente a Dona Gertrudes e a" comadre Obede". O senhor João foi e continuara sendo uma das figuras lendarias de nossa Xapuri, com certeza ele esta num lugar bem melhor q todos nós. Patrícia Arruda

Unknown disse...

QUERO AGRADECER DE CORAÇAO A TODOS OS NOSSOS AMIGOS E CONTERRANEOS QUE CONHECERAM O MEU QUERIDO PAI SEU JOÃO PEREIRA,SOU UM DOS SEUS DEZ FILHOS SOU MARCOS CAVALCANTE,MORO AQUI EM PVH,RO A QUATORZE ANOS E MESMO A DISTANCIA ME SINTO LISONGEADO EM NOME DA FAMLIA PELO MERECIDO RECONHECIMENTO DOS MEUS AMIGOS DE INFANCIA COMO EDER,NADER,RAIMARI,E TANTOS OUTROS, VELHOS TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS,UM GRANDE ABRAÇOS A TODOS.

Unknown disse...

conheci joao pereira dos santos,essa pessoa q deixou muita saudade para tods nois, clisman

Naiara Cristina disse...

vô ainda guardo lenbrança de vc, vc nao sabe o quanto nois te amamos
Ainda guardo aqueles momentos' que você brincava comigO.Que o tempo não levou apesar de não estar presente conosco
sentiremos á sua faltá vô' te amo e que você foi e sempre será importante na minha vida'
Nayara Cristina.

Unknown disse...

E com poucas palavras que venho falar do senhor Hoje vô aindá sabendo que não estás aqui conosco Sei que o senhor estárá sempre presente nas nossas memorias apesar de não falar muito com você apesar da distancia que nos tinha. venho ti falar que as vezes que conversemos foi unica é melhor, venho ti falar vô sei que hoje já muito tarde pra dizer o que sentia por você você vô um HOMEM' batalhador feiz de nossas familia ser simplismente a melhor! TE ADMIRO POR TUDO QUE VOCÊ FEZ E FOI PARA NOS'♥
Ingrid Lohanne

Ione disse...

Muitas saudades do Sr. Pereira, um dos Homem mais honrrado que conheci, ele nos ensinou muito em respeitar e amar o proximo. Obrigado Raimari, pela eterna homenagem que nos ofereceu.

Unknown disse...

Nosso eterno e querido avô, você sempre estará vivo em nossos corações, no qual deixou muitas saudades. Obrigado Raimari pela grande homenagem.

Unknown disse...

ESDRAS,ANA SARA,E JOÃO FELIPE,VÔ NÓS ATÉ HOJE NÃO CONSEGUIMOS APRENDER A VIVER COM A SUA FALTA,CHORAMOS MUITO QUANDO VIMOS SUA FOTO NESTA HOMENAGEM,PRINCIPALMENTE O SEU NETO QUE LEVA O SEU NOME O JOÃO FELIPE,O JÃO COMO O SR. CHAMAVA, NOSSO PAI MARCOS E A MÃE RAQUEL TEM TRANSMITIDO TUDO DE BOM DE UMA CRIAÇÃO EXEMPLAR QUE O SR.DEIXOU,QUEREMOS AGRADECER AO SR. RAIMARI POR ESTA HONRRADA HOMENAGEM AO NOSSO VÔ.

Unknown disse...

Falar do Sr. João Pereira é uma honra. O verdadeira cristão não morre e sim passa de uma vida para outra. Ele continua presente em nosso meio. Carinhosamente saudades.Dra.IZETE (TJ ACRE)

Unknown disse...

SR.Joao que saudade d vc ainda guardo a queles conselho q vc deixou para mim, que saudade que deixaste aqui na terra, Janaira

Unknown disse...

SR. joao dos santos sao tantas coisas boas q ate mesmo nao sei oq falar,nao saber a dor d um silencio q nada preenche.pela sua ausencia tao sentida, saudade d vc,!!! gabriel

Unknown disse...

SR. Joao dos Santos era uma pessoa muito importante, pra tods nois,Sentimos muito a sua falta,mais um dia estarei junto dele,!!! Gellianne

MATEUS CAVALCANTE disse...

MATEUS CAVALCANTE DOS SANTOS
Gostei e me Emocionei!
É um orgulho ser filho de João Pereira (O Sapateiro). Meu pai faleceu com 82 anos e pela bondade e misericórdia de Deus nossa mãe Edeltrudes Cavalcante, Hoje 23/06/2010 Completou 83 anos de idade. Agradeço aos amigos que não nos esqueceram.

Unknown disse...

Ioneide disse:

Falar de uma das pessoas mais nobres que o conheci, é uma responsabilidade que aqui me atribui,no entanto, o irmão João Pereira que aqui tanto contribuiu com seus ensinamentos de vida exemplar, para que pudessemos ter uma sociedade mais justa e humanitária.
Que DEUS abençoe a família enlutada nesse ato de fé e solidariedade cristã...

Unknown disse...

SAUDADES DO VOVÓ, TA CHEGANDO O FINAL DO E A SAUDADES DAS PESSOAS QUE NOS AMAMOS, E SENPRE VAMOS AMAR, NÃO ESTÃO MAIS CONOSCO, SEMPRE VÃO ESTAR NO NOSSO CORAÇÃO!!!

Unknown disse...

OBRIGADO AO SENHOR RAMARI POR NÃO ESQUECER, DESSAS PESSOAS QUE FORÃO SENPRE INPORTANTE PRA NÓS, E O BRIGADO POR LENBRA DO MEU PAI MESSIAS CAVALCANTE, ABRAÇOS DO FILHO DO MESSIAS " JACKS DOUGLAS "

Unknown disse...

ô parece q foi ontem que meu querido avô se foi....=(
Mas o tempo passou as lembranças ficaram , graças a Deus as lembranças são as melhores possiveis. Não julgo Deus pelo que elle fez; tento agradecer por ter acontecido. Não foi facil suportar a dor de perder uma pessoa tão especial mas ñ podemos mudar os planos do Senhor...
agradeço pela homenagem!

Joel disse...

A UM AUSENTE

Tenho razão de sentir saudade,
tenho razão de te acusar.
Houve um pacto implícito que rompeste
e sem te despedires foste embora.
Detonaste o pacto.
Detonaste a vida geral, a comum aquiescência
de viver e explorar os rumos de obscuridade
sem prazo sem consulta sem provocação
até o limite das folhas caídas na hora de cair.

Antecipaste a hora.
Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.
Que poderias ter feito de mais grave
do que o ato sem continuação, o ato em si,
o ato que não ousamos nem sabemos ousar
porque depois dele não há nada?

Tenho razão para sentir saudade de ti,
de nossa convivência em falas camaradas,
simples apertar de mãos, nem isso, voz
modulando sílabas conhecidas e banais
que eram sempre certeza e segurança.

Sim, tenho saudades.
Sim, acuso-te porque fizeste
o não previsto nas leis da amizade e da natureza
nem nos deixaste sequer o direito de indagar
porque o fizeste, porque te foste

Carlos Drummond de Andrade

Meu Pai, meu avô, você sempre estará vivo em nossos corações.

Joel Cavalcante

Ione disse...

Saudade

Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...

Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é sentir que existe o que não existe mais...

Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.

E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

Pablo Neruda

Lembro-me do passado, não com melancolia ou saudade, mas com a sabedoria da maturidade que me faz projetar no presente aquilo que, sendo belo, não se perdeu.

Ione Mendes