quarta-feira, 9 de junho de 2010

Festa na Sibéria

Associação de Moradores do bairro celebra 23 anos de criação com quatro dias de muita festa e atendimento ao cidadão

A foto acima, captada no blog do projeto História Multimídia de Xapuri, marca o lugar onde nasceu uma das comunidades mais tradicionais e organizadas de Xapuri: o bairro da Sibéria, que realiza a partir de hoje uma das festas anuais mais importantes do calendário cultural do município, comemorando os 23 anos de fundação da organização de moradores.

Serão quatro dias de muita festa, atividades esportivas e culturais e atendimento ao cidadão. A partir de quinta-feira (10), a população terá à sua disposição os serviços do “mutirão da cidadania”, uma versão ampliada do já conhecido Projeto Cidadão. Na sexta-feira e no sábado será a vez do Saúde Itinerante entrar em ação com atendimento médico em diversas áreas da medicina.

Na parte dos shows musicais, as atrações também serão muitas e para gostos variados, desde as bandas locais Carisma e Babilônia, passando pelos brasi-bolivianos do L4, até chegar à atração principal deste ano que é o cantor Wanderley Andrade, aquele malucão de cabeleira pink e de mechas multicoloridas que em minha opinião canta muitíssimo bem, no seu estilo. 

João Jorge Cosmo da Silva, presidente da Associação de Moradores do bairro, conta que a festa foi realizada pela primeira vez há sete anos e que a partir de então foi ganhando força a cada ano até se tornar uma das mais importantes da cidade. Com poucos recursos no caixa da organização comunitária, a saída, segundo ele, é contar com a contribuição e o trabalho voluntários da própria população.

“A nossa festa custa algo em torno de 24 mil reais, então não teríamos condição nenhuma de organizar um evento como esse sem a ajuda das pessoas que fazem questão de contribuir de alguma maneira com a realização, seja com a doação de animais que são utilizados como prenda de bingos para a arrecadação de dinheiro ou com o próprio trabalho na preparação dos espaços”, explica ele.

João Jorge não esquece também das muitas parcerias sem as quais a festa não poderia ser realizada. Os órgãos da Justiça, incluindo as serventias extra-judicias de Xapuri, agora terceirizadas, na realização do Mutirão da Cidadania, o governo do Estado, no atendimento do programa Saúde Itinerante, prefeitura de Xapuri, que recuperou recentemente a escadaria do porto do bairro, entre outras ações de infra-estrutura que estão sendo realizadas.

A prefeitura está finalizando a recuperação do “deck” que oferece vista para o rio Acre e instalando lâmpadas nos postes para melhorar a iluminação do do bairro. Outra participação importante da prefeitura é no transporte de pessoas do interior do município para a cidade. Caminhões estarão fazendo vários percursos para atender quem deseje vir à Sibéria participar das festividades.

A organização da festa de aniversário do bairro Sibéria conta ainda com o apoio de algumas empresas locais, como as lojas Cícero Movelar, Artmóveis e Magazine do Povo, entre outros. A previsão é de que um número estimado entre 2 a 3 mil pessoas passem pelo bairro Sibéria durante as atividades que começam hoje, quarta-feira, e se encerram somente no próximo sábado (12).

Nenhum comentário: