quarta-feira, 2 de junho de 2010

Revitalização

Parceria entre Governo e Prefeitura garante revitalização de ruas em Xapuri. Cerâmica Municipal está sendo reformada para ofertar os tijolos usados na pavimentação de ruas importantes da cidade.

Tatiana Campos, Agência de Notícias do Acre

As ruas Doutor Batista de Morais e Pio Nazário, duas vias principais em Xapuri, estão em fase final de revitalização. A pavimentação, feita com tijolos produzidos no município, está quase concluída. As ruas são de grande movimentação, pois dão acesso a dois pontos turísticos importantes da cidade: a Casa de Chico Mendes e a Fundação que leva o nome do líder seringueiro.

As ruas Coronel Brandão, Vinte e Quatro de Janeiro e Dezessete de Novembro estão passando por uma operação tapa-buraco e a ponte que faz a ligação com o bairro Bolívia também está em fase final de construção. Além destas obras, um convênio com o Governo do Estado no valor de R$ 340 mil garante o trabalho de drenagem e esgoto das principais ruas da cidade.

A pavimentação das ruas com tijolos, segundo o prefeito Bira Vasconcelos, traz várias vantagens e não foi escolhida por acaso. "Além de ser mais adequada por não produzir tanto calor em dias ensolarados, também gera emprego e renda em nossa cidade, já que os tijolos são produzidos na cerâmica que o Governo está revitalizando".

A reforma e revitalização da Cerâmica Municipal é executada através de um convênio no valor de R$ 252 mil entre a Prefeitura de Xapuri e Governo do Estado, através da Fundação de Tecnologia do Acre, a Funtac.

"O convênio prevê a construção dos fornos, que não existiam, a reforma dos maquinários, legalização da jazida para extração de argila e treinamento dos funcionários. Estamos na fase de conclusão dos fornos, por isso os tijolos fabricados ainda não têm a qualidade superior ideal, pois ainda são queimados em caieras", explicou o diretor da Funtac, César Dotto.

Bira Vasconcelos, Prefeito de Xapuri

“Além de ser mais adequada, por não produzir tanto calor em dias ensolarados, a pavimentação com tijolos também gera emprego e renda em nossa cidade, já que os tijolos são produzidos na cerâmica que o Governo está revitalizando”.

As fotos são de Ângela Peres, Secom-Acre.

Nenhum comentário: