quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Binho Marques

DSC04150

O governador Binho Marques almoçou nessa quarta-feira na Pousada Villa Verde, em Xapuri, onde, acompanhado de alguns assessores, se reuniu com o prefeito Bira Vasconcelos. Em seguida, visitou o canteiro de obras da recuperação da casa A Limitada (foto). Pela manhã, o governador havia cumprido agenda em Epitaciolândia, onde assinou decreto transferindo para aquele município 587.446 hectares de terras divididos em 35 lotes registrados com a matrícula 312 na Serventia de Imóveis da Comarca de Brasiléia, de acordo com a Agência de Notícias do Acre.

Na reunião com o prefeito de Xapuri, o governador discutiu alguns projetos em parceria com o município, que começaram a ser desenhados no ano passado e que deverão ser executados neste ano. Entre ele, a segunda etapa da recuperação da praça São Gabriel, que será transformada em uma grande área de eventos mantendo o nome do jovem Kaleb do Nascimento Mota; a recuperação da praça Getúlio Vargas, que terá espaços reservados ao bar Bebum e ao tradicional café da Dona Maria, hoje localizado ao lado do Basa; a conclusão do deck do Bairro Sibéria e a revitalização da área onde se localiza a Casa de Chico Mendes, que ganhará um café para atender aos turistas e um centro de memória para os seringueiros.

Em torno dos projetos acima, Xapuri receberá cerca de 1 milhão de reais do governo. Isso sem falar na restauração da antiga e histórica casa A Limitada, que abrigará um centro de atendimento ao cidadão depois de sua inauguração. A OCA – Organização Central de Atendimento reunirá vários órgãos municipais, além de Correios e banco. Lá funcionará também o projeto Floresta Digital que disponibilizará internet gratuita para a população, inclusive sinal wireless em diversos pontos da cidade.

Durante a visita o governador Binho Marques se impressionou com a riqueza dos achados no subsolo da casa A Limitada, que está sendo recuperada pelo patrimônio histórico do Acre. Entre ferragens de antigos navios a vapor, foram encontradas dezenas de garrafas muito antigas de bebidas finas que eram importadas da Europa para o comércio local. As peças, algumas quebradas, depois de limpas e catalogadas, deverão passar a fazer parte do acervo da OCA.

Nenhum comentário: