sábado, 23 de janeiro de 2010

20 de janeiro e a falta de criatividade

Éden Mota

A festa do padroeiro xapuriense completou 108 anos e após mais de dez anos sem participar da mesma, tive o prazer de este ano estar lá.

Não sei como se dava a festividade desde o seu início, mas desde que me entendo por gente e desde o tempo em que eu pude acompanhar a mesma, não vi mudanças reais.

Desta forma vejo o 20 de janeiro como uma festa em que se resume atualmente em: marreteiros no meio das ruas, vários romeiros-turistas andando de um lado para o outro sem ter o que fazer porque a cidade não oferece nenhum atrativo, uma festa no final da noite no Mirantes e uma procissão no dia 20 de janeiro.

Considero isto muito pouco para a magnitude do que é o 20 de janeiro. Xapuri vive em um mundo em que não se investe em nada. As comemorações continuam as mesmas, sem nenhuma novidade. A tendência do jeito que está é cada vez mais a redução do número de pessoas que visitam nossa cidade.

Infelizmente o poder público não traz atrativos para os turistas-romeiros e a iniciativa privada não investe em absolutamente nada. Nesse quadro, temos hotéis em péssimas condições de receber turistas, alimentação de péssima qualidade, atrações artísticas inexistente, ausência de qualquer atividade esportiva.

Tanto poder público como iniciativa privada não enxergam a festa do padroeiro como algo econômico, que traga renda para a cidade, que movimente dinheiro, ou seja, não têm olhos de Tandera (aquele do Thundercats que dá a visão além do alcance), quer dizer, tanto poder público quanto iniciativa privada conseguem enxergar apenas meio palmo adiante do nariz e não léguas.

Em relação aos atrativos artísticos, alguém poderia informar que houve apresentação de artistas na praça em frente à Igreja, no entanto, há de se ressaltar que esses atrativos devem ser com alguém conhecido e que chame a atenção do público e não com artistas sem expressão - com todo respeito que tenho por aqueles que ali se apresentaram.

Durante o dia, os romeiros ficam ociosos, perambulando pelas ruas, em busca de algo que não encontram, nesse caso poderíamos preencher com atividades esportivas: uma corrida de bicicleta pelas ruas de Xapuri, uma maratona, uma apresentação de motocross, uma apresentação de paraquedismo, um jogo de futebol com algum clube da capital, um campeonato relâmpago com equipes de futsal do interior, uma encenação da vida de São Sebastião em praça pública, o primeiro grito de carnaval do ano, enfim... cadê a criatividade?

Essa ociosidade do romeiro-turista se justifica quando os mesmos só chegam em Xapuri no dia da festa. Recordo-me que anteriormente, os mesmos chegavam com até dez dias de antecedência. É bem verdade que a estrada, hoje asfaltada, faz com que os turistas somente cheguem no dia da festa, mas se chegassem antes, não teriam o que fazer, onde se hospedar, onde se alimentar direito e reclamariam com razão, como vi várias e várias pessoas que chegaram antes reclamarem.

A redução do número de visitantes em nossa cidade é algo sério e tanto o poder público, como iniciativa privada e a própria igreja católica têm que elaborar um plano urgente para resolver esse problema. A tendência do jeito que vai é a redução significante de turistas-romeiros.

Éden Mota é xapuriense, bacharel em Direito, e escreve no recém-criado blog Xapuri Urgente.

3 comentários:

xapuriense disse...

Raimari,

Parabéns por motivar o debate em seu Blog.

Os artigos de Éden Barros e Idésio Franke são emblemáticos. Para um Xapuri é (ou está virando) um “mar de rosas”, como fênix está ressurgindo das cinzas. Para o outro, Xapuri continua na mesma e, piorando.

Na minha visão, os dois apresentam leituras corretas, por um lado, e totalmente equivocadas, por outro lado.

Mas assim é que deve ser o debate.

Abraços

Carlos Estevão (www.carloscastelo.blogspot.com.br)

esperança... disse...

É caro Edem, sorte de nós xapurienses que temos um homem como você que consegue enxergar a verdadeira situação em pouquissimos dias, é real e verdadeiro não só a falta de criatividade como também a falta de administração e competencia na atual administração, o povo de xapuri nos quatro cantos da cidade relatam os varios problemas que adiministração enfrenta e ao mesmo tempo fingem viver nas mil maravilhas, mas cidade pequena ja se viu, a realidade é totalmente inversa em todo município, sua materia voltada ao 20 de janeiro tem muito haver com tudo que se passou durante o ano de 2009 no nosso município, pois a falta de criatividade, de competência, de autoritarismo, enfim de administrãção prevalecei e xapuri mais uma vez esta sendo enganada pelos propios eleitores, falo sim porque eu mesmo fui um mero eleitor que se deixou enganar mais uma vez, os trilhos do desenvolvimento tomaram outro destino, talvez as contas bancarias dos diretores e secretários e vereadores dos administradores, sabe-se que muitas coisas erradas estão acontecendo e a população mais uma vez paga, nossa Xapuri mais uma vez esta a merce de pessoas incapacitadas e despreparadas que vizam o enrriquecimento ilícito, e não o futuro de uma cidade que a muito merece respeito.....Deixo meu relato indignado com outros que ja fiz e o blogueiro não publicou, sei muito sobre essa administração, mais vou guardar minha sabedoria para postar na hora certa, daqui a 3 anos...abraços ao Edem e a você Raimare.

Amigo de Xapuri disse...

Esse filme já foi visto em 8 anos de administação dos companheiros e o povo não aprendeu a lição e acreditou nas promessas mirabolantes e os colocou no poder novamente com a esperança que as coisas iriam mudar e melhorar de fato, mas foi uma grande ilusão e tudo está se repetindo, lamentável pois nossa Xapuri não merece viver nessa situação muito menos a população.