segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

20 de Janeiro é dia de Festa de São Sebastião

Considerada uma das maiores festas religiosas do Acre, procissão deve atrair mais de 15 mil fiéis

Viviane Teixeira, Agência de Notícias do Acre.

A maior festa religiosa de Xapuri e uma das maiores do Acre, terá seu ponto alto nesta quarta-feira, 20 de janeiro, dia do padroeiro da cidade, com a tradicional procissão e a missa na paróquia São Sebastião. A prefeitura, Governo do Estado e a igreja Católica já montaram toda a estrutura para receber romeiros e turistas.

A programação dos festejos de São Sebastião começou no dia 11, com a carriata pelas principais ruas de Xapuri, saindo do aeroporto até a praça São Sebastião, neste local os fiéis deram início a Novena. Durante toda a semana foram realizados encontros religiosos, exposições de artistas locais, cortejo de bonecos gigantes, festivais de música, missas e atividades de capoeira com o grupo Senzala na praça Barão do Rio Branco.

De acordo com o prefeito de Xapuri, Ubiraci Vasconcelos, neste ano o espaço para marreteiros foi estruturado para abrigar 160 boxes nas ruas 24 de Janeiro e Floriano Peixoto. “Todo o festejo de São Sebastião foi preparado para receber bem as pessoas de Xapuri e também aos romeiros que vêm de outras cidades. A festa está organizada e tranquila, e coroa o novo momento de Xapuri”.

A procissão de São Sebastião em Xapuri teve origem no dia 20 de janeiro de 1902, sete meses antes do início da Revolução Acreana, em 6 de agosto do mesmo ano. Um grupo de cerca de 100 fiéis saiu às ruas da cidade em devoção ao santo padroeiro das guerras, dando origem a uma das festas religiosas mais importantes do Estado do Acre. Além de Xapuri, São Sebastião também é padroeiro do Rio de Janeiro e Boa Vista.

O santo recebe homenagens ainda em Rio Branco e Epitaciolândia com missas campais, procissões, quermesses, arraiais e shows gospels. Em Xapuri a missa solene que antecede a procissão será realizada na paróquia São Sebastião, a parir das 16 horas. O cortejo está previsto para iniciar às 17 horas.

PROGRAMAÇÃO DIA 20 DE JANEIRO (EM XAPURI)

07:30 -  Missa na Igreja de São Sebastião;
13:30 - Roda de capoeira com Grupo Senzala na praça Barão do Rio Branco
16:00 - Missa solene na paróquia de São Sebastião
17:00 - Procissão
19:00 - Show com a Banda Carismática

Veja também:

Dia de São Sebastião será comemorado em três municípios do Acre

Nenhum comentário: