segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O fantástico e o real

Jornalista global também fala besteira. Ao retornar a Xapuri nos 20 anos da morte do líder sindical Chico Mendes, o repórter Ernesto Paglia, da Rede Globo, transformou Elenira Mendes, filha do seringueiro, em advogada, na reportagem para o Fantástico, levada ao ar neste domingo (veja aqui).

Elenira realmente prestou vestibular e passou para Direito, mas trancou a matrícula e deve retomar o curso agora em 2009. Na verdade, ela é formada em Administração, com pós-graduação em Gerenciamento Ambiental e atualmente concorre a uma vaga para o sonhado mestrado.

Paglia também viu um "clima de muita tensão" entre personagens envolvidos na tragédia de Chico Mendes, que eu, sinceramente, não vejo mais. Hoje, fazendeiros e seringueiros convivem em harmonia e os últimos tomam gosto pela antes repudiada atividade dos primeiros: derrubar a mata para criar bois.

Tensão maior está existindo entre os "seringueiros-fazendeiros" da Reserva Extrativista Chico Mendes e o Ibama, que pretende expulsá-los da área, a mando do Ministro Carlos Minc, através da operação Resex Legal. Minc queria, inclusive, tomar os bois dos seringueiros na marra.

A presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Derci Teles, chamou a ação de "violência contra os trabalhadores" e o gerente do Ibama, Anselmo Forneck, retrucou acusando a sindicalista de fazer afirmações irresponsáveis e levianas.

Na semana passada, Forneck foi chamado de babaca pelo presidente da Assembléia Legislativa do Acre, deputado Edvaldo Magalhães, quando reclamou das críticas recebidas na Casa. O deputado ainda acusou o Ibama de incompetência na fiscalização da Reserva.

- Alguém precisa assumir e ser responsabilizado pelo erro, sobretudo agora, quando existem ocupantes sendo injustiçados pela incompetência do Ibama, disse o deputado.

Nenhum comentário: