segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Acreano vence Olimpíada de Língua Portuguesa

Realizado pelo MEC e pela Fundação Itaú Social, programa tem como objetivo formar professores para estimular a leitura e desenvolver competências de escrita nas escolas públicas brasileiras.



O acreano Abraão da Silva Lima, estudante da Escola Flodoardo Cabral, localizada em Cruzeiro do Sul, foi um dos 15 vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, cuja final foi realizada hoje em Brasília, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o do Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Abraão foi vencedor na categoria Artigo de Opinião. O estudante concorreu com outros seis milhões de alunos da rede pública participantes desta primeira edição da Olimpíada, que alcançou 98% dos municípios brasileiros.

A Olimpíada é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, sob coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O programa tem como objetivo formar professores para estimular a leitura e desenvolver competências de escrita nas escolas públicas brasileiras

Os 150 alunos e 150 professores de 4ª, 5ª, 7ª e 8ª séries (5º, 6º, 8º e 9º anos) do ensino fundamental e também do 2º e 3º anos do ensino médio que participam da final do programa passaram por 4 etapas seletivas ao longo do ano.

A Olimpíada teve como tema O Lugar Onde Vivo. Os alunos puderam desenvolver o assunto em três gêneros textuais: poesia, memória e artigo de opinião. Segundo Ana Beatriz Patrício, diretora da Fundação Itaú Social, a idéia foi proporcionar uma reflexão dos alunos sobre sua própria realidade.

Para ajudar os estudantes a se preparar, os professores receberam o Caderno do Professor, com orientações para produção de textos do gênero a ser trabalhado com sua classe e tiveram acesso a debates virtuais com pesquisadores da área. Entre abril e agosto, realizaram com seus alunos oficinas de produção de textos durante o horário regular de aula.

De acordo com a secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, a Olimpíada contribui para melhorar o ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas: “Trata-se de um projeto inovador por não se resumir a uma competição. É um processo de formação de professores para que trabalhem de maneira cada vez mais profunda na produção de textos nas escolas públicas brasileiras”, diz.

Para Ana Beatriz, elevar a qualidade da educação é fundamental para que o Brasil se desenvolva de maneira sustentável. “Esse programa é muito maior que um concurso, pois buscamos capacitação e desenvolvimento de competências dos professores. Por trás dele existe uma metodologia de ensinar produções de textos. O material que o professor recebe é a concretização dessa metodologia”, afirma. Em 2009, também serão oferecidos aos professores participantes cursos on-line e ações presenciais de formação.

Aos 15 alunos e professores vencedores na etapa nacional serão entregues medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas nas quais estudam os 15 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca.

O programa contempla o investimento de R$ 15 milhões na produção de diferentes materiais didáticos, em oficinas de leitura e ações de mobilização de diretores e professores. Os recursos são destinados também para transporte e hospedagem de estudantes, professores e equipes de formação nas fases de oficinas regionais e na etapa conclusiva do projeto.


Informações: Assessoria de Imprensa da Fundação Itaú Social

Nenhum comentário: