terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Justiça a José Menezes

Morreu na manhã desta terça-feira (16), em Rio Branco, o ex-prefeito de Xapuri José da Silva Cunha, conhecido popularmente como José Menezes.

O ex-prefeito pelo PPS enfrentava sérios problemas de saúde há algum tempo e estava residindo no município de Brasiléia, onde seu corpo está sendo velado. O sepultamento, segundo informações da família, acontecerá na manhã desta quarta-feira (17), no cemitério São José, em Xapuri.

José Menezes foi prefeito entre os anos de 1993 e 1996, depois de ter sido vereador por vários mandatos seguidos. Sua administração foi muito criticada pelas poucas realizações e por 7 meses de salários atrasados deixados para o sucessor, Júlio Barbosa de Aquino.

O que muitos não sabem é que quando assumiu a prefeitura, em janeiro de 1993, José Menezes encontrou o município em frangalhos, depois de duas administrações de péssima lembrança do PMDB - uma de Vanderley Viana (86 a 88) e outra de Juarez Maciel (89 a 92).

As pendências relativas aos encargos sociais dos servidores deixaram o novo prefeito de mãos e pés atados e muitas vezes o recurso do Fundo de Participação dos Municípios - FPM - era retido. Os esforços para regularizar as dívidas, principalmente com o FGTS, atravacaram a administração de José Menezes.

Antigo funcionário da Eletroacre, pessoa muito simples, humilde e avessa a populismos e pirotecnias tão comuns na atualidade, não tinha mesmo perfil de prefeito empreendedor. Mas, justiça seja feita, seu trabalho na prefeitura teria sido mais promissor não fosse a herança maldita deixada por seus antecessores.

Nenhum comentário: