terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Candidatos eleitos serão diplomados hoje

A Justiça Eleitoral diploma nesta terça-feira os candidatos eleitos em Xapuri nas últimas eleições municipais. Um momento extremamente importante, dada as circunstâncias em que o município se encontra na atualidade – entregue ao abandono resultante de uma experiência administrativa que foi lamentavelmente desastrosa.

Prefeito e vereadores eleitos, mais do que recebendo um mero diploma, estão diante da grande responsabilidade de ter uma atuação diferente da que se viu nos últimos quatro anos e também nos outros vinte e tantos em que o povo vem elegendo seus representantes pelo voto direto, sem que seja correspondido minimamente.

A grande expectativa que toma conta das pessoas quanto à nova administração de Xapuri não significa que se esperam milagres da noite para o dia, mas sim que os novos mandatários se portem, diferentemente do que estamos acabando de ver, com o mínimo de seriedade e decência na defesa dos interesses da coletividade.

A cidade não agüenta mais que estorvos atrapalhem o seu desenvolvimento e maculem a tradição da gente honesta e trabalhadora que a construiu. É hora de mostrar que mesmo com poucos recursos financeiros é possível transformar a atual realidade que tanto envergonha e desagrada aos daqui e aos de fora.


Nos últimos quatro anos, Xapuri mergulhou num oceano profundo de descaso, incompetência, confusões, desrespeito pelo patrimônio público e pelo povo. O eleitor, mais amadurecido e consciente da importância do voto, mostrou a sua insatisfação com isso tudo na hora em que foi às urnas e promoveu mudanças.

O PT foi reconduzido ao poder depois da controversa administração de Júlio Barbosa de Aquino (1997-2004), quando a coisa pareceu que ia, mas não foi a lugar nenhum. Um mandato considerado bom e outro considerado péssimo deram uma média ruim e a fama de mau prefeito a Barbosa. Uma nova oportunidade foi oferecida e agora não se pode mais falhar.

A expectativa positiva em torno do nome de Bira Vasconcelos pode se transformar em desagradável cobrança da noite para o dia. Basta para isso, que uma postura equilibrada, coerente e, acima de tudo, transparente, não seja assumida logo no princípio da administração.

Bira, a meu ver, começou bem: afastando os pedintes de favores políticos, principalmente de empregos, deixando claro que no serviço público só se ingressa por concurso público, e chamando a população para discutir a execução do plano de governo. “Sou prefeito de 4 anos”, afirmou ele dias atrás.

Resta saber se conseguirá manter afastadas de seu gabinete as pressões e as investidas sedutoras dos grupos rapineiros que inevitavelmente rodeiam e se beneficiam do poder faz muito tempo. Em caso positivo, terá dado um imenso passo para tirar o município do marasmo total no qual se encontra.

Alguns vereadores eleitos já começam mal. Não tiveram suas prestações de contas aprovadas pela Justiça Eleitoral, mas nada de pânico. Serão diplomados mesmo assim e assumirão seus cargos em 1º de janeiro.

O chefe do Cartório Eleitoral de Xapuri, Fábio Henrique Castro, explica que, nesse caso, não há impedimento para a diplomação nem para o exercício do mandato. No entanto, ficarão inelegíveis para as próximas eleições.

Nenhum comentário: