segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Natex e Aids



Em Xapuri, o Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado todos os anos em 1º de dezembro, será marcado por atividades programadas pela Coordenação Estadual de DST/AIDS na Fábrica de Preservativos Natex, a primeira a produzir camisinhas 100% brasileiras, com látex extraído de seringueiras nativas. A partir das 8h30 da manhã serão ministradas palestras sobre prevenção e será apresentada uma peça teatral com o tema "Do Vírus à Virada".

Depois de passar por uma série de etapas de certificação e liberação do produto, a Natex está pronta para começar a funcionar efetivamente. Está prevista para este mês a liberação do primeiro lote de preservativos da fábrica, que terão como destino o programa de DST/AIDS do Ministério da Saúde. “É possível que a liberação do 1º lote de camisinhas aconteça no dia 12 de dezembro, mas isso ainda está sendo discutido pelo gabinete do governador Binho Marques”, afirma a diretora da Natex, Dirlei Bersch.

Já no início de 2009, os municípios brasileiros começam a receber do Ministério da Saúde camisinhas produzidas na fábrica de Xapuri — terra do seringueiro Chico Mendes. Serão 100 milhões de camisinhas produzidas por ano, que diminuirão em 10% a dependência externa do país em relação ao produto.

Atualmente, o Ministério da Saúde importa praticamente 100% dos preservativos que distribui, porque a indústria nacional não tem capacidade de atender a demanda do país. “Isso nos traz algumas dificuldades, como atraso na entrega. Nossa previsão é começar a fornecer camisinhas produzidas em Xapuri já no primeiro trimestre”, explica Mariângela Simão diretora do Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde.

Dados divulgados recentemente mostram que a taxa de incidência de AIDS entre pessoas acima dos 50 anos dobrou entre 1996 e 2006, passando dos 7,5 casos por 100 mil habitantes para 15,7. A maioria dos casos de AIDS, porém, ainda está na faixa etária de 25 a 49 anos. Dos 47.437 casos notificados desde o início da epidemia em pessoas acima dos 50 anos, 29.393 (62%) foram registrados de 2001 a junho de 2008. Desse último grupo, 37% são mulheres e 63% homens.

Nenhum comentário: