quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Ossos do ofício

Difícil entender a gente que trabalha à frente dos órgãos e secretarias municipais de Xapuri. São, com raras exceções, avessos a prestar informações, bem como, na maioria dos casos, despreparados para as funções que desempenham ou inseguros quanto às suas responsabilidades. Foi o que deixou claro a forma com que a secretária municipal de educação, Maria Dorotéia Monteiro, atendeu, na tarde desta quarta-feira, à repórter da Agência de Notícias do Acre, Fernanda Gomes.

Com um evidente mau humor e pouquíssima vontade de atender à repórter, a secretária resumiu-se a dar respostas evasivas aos questionamentos acerca do desempenho da educação municipal no decorrer do ano de 2007. Para completar, desligou o telefone na cara da repórter, de forma grosseira e mal-educada, numa atitude totalmente contrária ao comportamento de uma professora, detentora de cargo público, e que tem a obrigação de fornecer informações de interesse público à população.

Não é nada de pessoal contra a professora Maria Dorotéia, de quem jamais tive qualquer queixa, mas sim contra a forma inadequada, que não somente ela, mas outros subordinados do prefeito Vanderley Viana atendem a quem trabalha para o governo do Estado na área de comunicação. Na busca de levar a boa informação ao público somos costumeiramente boicoteados, quando não impedidos de adentrar prédios públicos chefiados por pessoas que se submetem a apenas cumprir ordens que vêm de cima.

À cara repórter Fernanda Gomes, minha solidariedade. O ofício de transmitir a notícia nem sempre é agradável, principalmente quando as fontes não têm o interesse de divulgar suas ações, o que se pode explicar por não terem o que dizer ou pelo fato de aquilo que possuem para mostrar não ser agradável de ser visto. Bola pra frente que atrás vem gente.

Um comentário:

Ass. Comunicação disse...

Direito de Resposta.


Resolvi me pronunciar neste meio de comunicação, primeiro por ver meu nome estampado num veículo de comunicação que a meu ver é de grande seriedade, segundo por entender que devo satisfação as pessoas que tem acesso ao mesmo, e esclarecer algumas dúvidas que por ventura tal material tenha criado aos leitores.
Nunca me senti ou divulguei no setor em que trabalho, que sou uma pessoa preparada para o Cargo de Secretária, porque me considero professora e não técnica em educação, depois aceitei o convite por que considero até o presente momento o Sr. Vanderley Viana, uma pessoa honesta e sem intenção de prejudicar ninguém, e isso, hoje na política é raro, por isso, me orgulho de fazer parte dessa Administração.
Tenho consciência das responsabilidades profissionais e sociais, porém admito ter muitas inseguranças, quanto a isso, e não me envergonho, estou aprendendo, buscando contribuir para com a educação, por isso posso dizer que sou um ser humano em desenvolvimento.
Quero dizer que a assessora citada na matéria, não esteve pessoalmente com a minha pessoa, e por isso, não poderia dizer que estava humorada, apenas não estava disponível a atende-la naquele momento, em virtude de estar participando de uma reunião na Secretaria Municipal de Agricultura. E o que me foi perguntado eu respondi a moça, agora, quanto a desligar o telefone na cara dela, acredito eu, que pelo motivo da mesma não me conhecer tirou conclusões precipitadas, fato este que eu lamento profundamente, e ao mesmo tempo me dou o direito de dizer que mal educada e grosseira foi ela, primeiro porque depois de responder ao que me foi perguntado, eu disse a ela que estava em reunião e mesmo assim ela continuou a insistir quando deveria marcar um outro momento para realizar aquela entrevista, já que naquele momento eu realizava outra atividade. Além do que, há 2 meses, a frente da secretaria de educação, nunca deixei as pessoas sem atendimento, ou melhor nunca esnobei ninguém ou faltei com respeito com quem quer que seja.
Quanto ao terceiro parágrafo, da reportagem, quero esclarecer que sou “parceira” de trabalho e com muito orgulho do Sr. Prefeito Vanderley Viana, que me deu essa oportunidade de crescimento profissional, mas quero deixar bem “claro” que sou “parceira” e não subordinada, aliás não sou mulher de me subordinar a nada ou a ninguém.
Agradeço o espaço, peço a compreensão de todos e solicito por direito as pessoas desse meio de comunicação que não mais se referem a minha pessoa de forma tão irresponsável.

Profª.
Maria Dorothéia Batista Monteiro.
Secretária Municipal de Educação de Xapuri.