quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Acidente ecológico em Xapuri

Altino Machado

Amônia e látex vazam da fábrica de preservativos

Mais de 18 mil litros de amônia e látex vazaram para o ambiente na semana passada após o desabamento de um tanque da fábrica de preservativos masculinos de Xapuri. O acidente aconteceu no sábado, 22, quando completava 19 anos do assassinato do líder sindical e ecologista Chico Mendes.

O vazamento desagradou tanto ao governador Binho Marques (PT) que o mesmo visitou a fábrica, mas preferiu não comparecer a um evento sobre manejo e desenvolvimento sustentável no salão paroquial, em Xapuri, como parte da programação da Semana Chico Mendes.

- O evento foi muito prestigiado por secretários e assessores, mas somente agora entendemos o que motivou a inexplicável ausência do governador naquele dia - disse uma fonte do blog em Xapuri.

O jornalista Itaan Arruda, assessor de imprensa do governo do Acre, confirmou o vazamento. Ele disse que a chefe da Divisão de Indústria, Resíduos e Serviços do Instituto de Meio Ambiente, Maura Ribeiro, visitará a fábrica para produzir um laudo.

Embora ainda não tenha sido inaugurada por falta de oportunidade na agenda do presidente Lula, a fábrica de preservativos de Xapuri fez a proeza de ter sido classificada num prêmio da Caixa Econômica Federal entre os vinte melhores projetos no Brasil que teriam resultado em melhorias na qualidade de vida da população.

Para o governo, a fábrica "é o único empreendimento no mundo com capacidade de produzir preservativos com látex de seringal nativo".

Nenhum comentário: