segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Paciência

Raiame-0006

O leitor Eberson Alves Ferreira enviou e-mail ao blog me ironizando e me acusando de defender os erros do governo do Estado ao afirmar que a razão dos alagamentos ocorridos no bairro do Laranjal no último fim de semana é o fato de o sistema de escoamento de águas pluviais não ser capaz de suportar a vazão de um nível mais elevado de precipitação pluviométrica. Ele se ressente por eu não ter atribuído textualmente culpa ao governador Tião Viana, idealizador do Programa Ruas do Povo.

Diz ele: “Como ‘engenheiro’ o senhor é um excelente defensor dos erros cometidos pelo governo do estado do Acre. O senhor descobriu a roda ao achar a causa do acúmulo de água após fortes chuvas do final de semana. O senhor encontrou a causa do problema. Parabéns. Agora lembro ao senhor que o problema do escoamento  das referidas águas pluviais foi em razão de uma falta de projeto adequado, que não levou em consideração a topografia e o regime de chuvas da região. No mais parabéns ao governo do Acre pela iniciativa, o povo do Acre agradece”.

Realmente não sou engenheiro, mas apenas um mero radialista que nas horas vagas se põe a escrever bobagens em um blog. Tecnicamente, não sei nem posso dizer se o projeto elaborado pelo governo é ou não adequado para a geografia local. O que sei e posso afirmar é que o sistema de escoamento de águas pluviais não é competente para dar conta de um índice pluviométrico mais elevado que a média anual, mas comum nesta época do ano, como foi aquele ocorrido na madrugada do último domingo.

Para Eberson, dizer que o sistema de escoamento não funciona foi o mesmo que isentar de responsabilidades os responsáveis por sua construção. Não foi suficiente para expressar que algo deu errado e que muita coisa precisa ser revista e corrigida. As imagens postadas no Facebook por um internauta e aqui reproduzidas dizem tudo, mostram a realidade mais que as palavras, mas para o leitor faltou ainda o libelo e a sentença.

Ora, se não funciona, é evidente que há problemas no projeto. Se há problemas no projeto, é evidente que a responsabilidade é do governo, que o idealizou. Não foi mais nem menos do que isso o que pretendi deixar evidenciado em meu lacônico comentário. Quanto aos termos técnicos ou a maneira mais correta e abrangente de abordar o assunto, os deixo para os engenheiros, para os entendidos no assunto, como o próprio Eberson.

Não consigo, portanto, enxergar a “defesa” ao governo que o leitor atribui a mim com uma conotação de puxa-saquismo. Se existe o desejo de que em razão das inegáveis falhas do programa governamental se diga que não há mérito na iniciativa ou benefícios para a população, não será este blogueiro e locutor de rádio que irá saciá-lo. O Ruas do Povo é, em minha opinião, um programa revolucionário, que precisa ser aprimorado. É o que penso. Já o que pensam de mim em razão disso, paciência.

Um comentário:

frank disse...

parem com isso essas trocas de farpas entres vocês não vai resolver o problemas então deixem de bobagens aff