sábado, 10 de novembro de 2012

Governo prepara plano para fortalecer o extrativismo

Agência Estado Giovana Girardi

Perto do aniversário de 25 anos da morte do líder seringueiro Chico Mendes, assassinado no dia 22 de dezembro de 1988, em Xapuri, no Acre,e após mais de duas décadas do início da criação de reservas extrativistas no País, o governo federal começa a se mobilizar para a elaboração de um Plano de Ação Nacional para o Fortalecimento do Extrativismo.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e representantes de outros ministérios como do Desenvolvimento Social, do Planejamento e da Saúde assinaram nesta semana uma portaria que cria um Grupo de Trabalho Interministerial para elaborar propostas para os problemas dessas populações.

A ideia é buscar ações conjuntas para consolidar políticas públicas de gestão das áreas protegidas que apoiem essas comunidades, atendendo demandas como a regularização fundiária - um dos principais problemas apontados nas reservas extrativistas -, a dificuldade de acesso à crédito rural; programas de incentivo aos produtos da floresta, falta de luz, escola e saúde.

A orientação do grupo de trabalho vem da chamada Agenda de Marajó, formulada em agosto do ano passado com reivindicações dos povos da floresta após reunião de representantes do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) com o Ministério do Meio Ambiente

De acordo com Izabella, os trabalhos começam com uma nova avaliação a ser feita em 76 unidades de conservação de uso sustentável para saber exatamente quem mora nelas e quais são os problemas. "Queremos ter uma única base de dados que possa ser acessada pelos vários ministérios para decidir as políticas públicas para cada unidade de conservação."

Assistência técnica

A primeira ação concreta do plano deve ter início ainda neste mês, com o lançamento de uma chamada pública para a promoção de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para o extrativismo. É a primeira vez que esse tipo de assistência, elaborada originalmente para atender a agricultura familiar, vai ser fornecida para populações tradicionais.

A expectativa é atender 14 mil famílias. "Historicamente o Estado brasileiro não fez políticas públicas para essa população", admite o ministro Pepe Vargas. "Isso será decisivo porque o processo de assistência técnica vai atuar na organização produtiva, na agregação de valor, além de indicar novas necessidades dessas famílias."

O papel do extensionista, que vai promover essa assistência, é discutir a produção, o beneficiamento, a comercialização. Além disso, ele vai capacitar a família para que ela possa acessar outras políticas públicas, hoje uma das maiores dificuldades enfrentadas por esses produtores. As políticas não chegam até eles, em parte porque eles nem sequer saber como pedir.

Vargas se refere em especial a duas políticas, como o programa de aquisição de alimentos e o programa nacional de alimentação escolar. Ambos podem adquirir produtos do extrativismo e tiveram neste ano um orçamento de R$ 2,3 bilhões. "Mas muitas famílias não atingem por falta de capacidade."

Para Manoel Cunha, presidente da CNS, a assistência para 14 mil família ainda é pouco perto do universo de 68 mil famílias que vivem só nas 76 unidades de conservação de uso sustentável. Fora as que estão em projetos de assentamento extrativista e nas regiões onde estão propostas outras 200 Resex. "Mas nosso ânimo não é pelo volume, mas por ser ao menos um começo de uma atenção aos povos extrativistas. Pelos nossos cálculos não temos nenhuma resex que esteja 100% resolvida."

Nenhum comentário: