segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Haja pó de arroz

Thiago-Neves-Fluminense-Bruno-Lima_LANIMA20121112_0091_47

Do blog Flupress.

O Fluminense é o campeão brasileiro de 2012.

É o tetracampeão que ignorou solenemente as fórmulas mágicas dos pseudo entendidos. Campeão sem firulas. Campeão de alma e merecimento.

Campeão contra o ceticismo de botequim que insiste em reduzir as conquistas aos fatores objetivos do jogo.

Futebol pode ser objetivo e talvez possa até ser medido nos tais gols pró, saldo de gols, número disso ou daquilo.

Mas venho escrevendo por aqui que futebol e Fluminense não têm relação obrigatória.

Fluminense não se mede assim. É certamente o único time no mundo capaz de ir do céu ao inferno e do inferno ao céu numa medida de tempo ignorada e incompreendida pelos torcedores de qualquer outro time.

O jogo de ontem foi apenas um resumo do que é nossa história, disparada a mais bonita história de um time de futebol.

No 2 x 2 eu tenho certeza de que a cidade voltou a especular. Os secadores de sempre voltaram suas atenções de novo nas televisões. “O Fluminense vai entregar. Não é possível que esse time não oscile”.

Oscila não, chefe…

Aos 45, no meu relógio aos 45, fizemos o que todo tricolor saberia que faríamos desde que este campeonato começou: vencemos. A partida e o próprio campeonato.

Acabou, meus amigos, acabou.

E juro que ao sair das Laranjeiras na noite de ontem fui acometido da maior das felicidades. Sou capaz de jurar que, além dos vivos, vi os tais mortos que saíram de suas tumbas, festejados em prosa e verso pelo maior de nossos torcedores.

A cidade respira o Fluminense. A inveja toma conta de bares, lojas e repartições. Sairei por esta porta e não me permitirei a virtude da humildade. Espero passar o dia de hoje sem responder a qualquer desses “parabéns” ordinários que os mesmos camaradas que não pararam de falar de arbitragem e de favorecimento me darão.

Torço pelo maior time do mundo e não tenho o menor problema em admitir de forma direta, clara e definitiva a superioridade do Fluminense e de sua torcida perante qualquer outro rival.

Somos, sim, os melhores; somos, sim, os maiores.

E seremos ainda mais.

Ontem escutei em nossa sede a palavra renascimento. Bobagem.

O Fluminense não irá renascer jamais. Quem é eterno não precisa dessas analogias.

O que o Fluminense está fazendo é a reafirmação de seu gigantismo. Minha sensação – mais que isso, minha plena certeza – é de que nosso futuro será ainda mais glorioso do que o presente.

A torcida tomou o clube, pegou o que é seu.

A eletricidade desta cidade, e de cada uma das cidades onde exista um camarada com nossa camisa a andar pelas ruas, está diferente.

O Brasil tem um novo campeão, o maior dos campeões. Daqui a pouco eles estarão lá, os professores, os cronistas do óbvio, fazendo malabarismo, como se girassem pratos de circo, tentando um sorriso, um ângulo, uma frase de efeito que os tirem da vergonha de não terem visto o óbvio, mesmo após o campeonato se aproximar de seu final.

Não me enganarão.

Seus 4-3-3, suas análises matemáticas, suas concepções de 40 anos atrás…

Nada sabem de Fluminense.

De Fluminense sabemos nós.

O resto é menor. E isso não é soberba, meus amigos, é apenas a sorte de termos feito a escolha mais fantástica de qualquer torcedor.

Comemorem, esqueçam das tabelas e dos adversários. Nunca tivemos um que não nossos próprios medos.

Este Fluminense, o Fluminense tetracampeão é imbatível. E o mais incrível é que, ao contrário de todo o resto, nos certificamos disso depois das derrotas.

Coisas de Fluminense.

Vem muito mais por aí.

Orgulho demais desses jogadores que mostraram para todo mundo o que é o Fluminense.

Orgulho demais desse treinador de caráter que temos.

Orgulho demais da torcida que é disparada a mais fantástica do mundo.

Orgulho do sangue tricolor que sempre correu nas minhas veias.

E das lágrimas vertidas pela felicidade de viver essa paixão inexplicável, insubstituível e, acima de tudo, ETERNA.

Acabou. Os maiores somos nós!

Nenhum comentário: