sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Luz elétrica em Xapuri

luzemxapuri2

O historiador Sérgio Roberto Gomes de Souza envia duas páginas do extinto Jornal Folha do Acre em que constam notas sobre a inauguração da luz elétrica em Xapuri. O ano é o de 1914. O acontecimento foi considerado pelas autoridades da época como “considerável melhoramento” e “auspicioso acontecimento”.

Passados quase 100 anos, a sensação que a população tem hoje é de que não ocorreram consideráveis melhoramentos daquele distante ano para cá. A energia elétrica é, sem dúvidas, o pior serviço pago de que dispõe o cidadão acreano da atualidade. Na noite dessa quinta-feira (29), faltou energia por mais de 3 horas seguidas e a Eletrobrás já anunciou que no próximo domingo haverá suspensão do fornecimento das 6 horas da manhã ao meio-dia.

Por aqui, em plena era digital, pequenos geradores de energia passaram a ser um dos bens de consumo mais desejados pela população. E muita gente, com condições financeira de adquirir um, já decidiu por comprar o seu. O pior é que nada de auspicioso se anuncia. Pelo contrário, vem aí mais um reajuste da maldita tarifa.

E antes que eu esqueça, falta luz também na cabeça de muitas pessoas que habitam esse povoado, algumas extremamente imbecis, que continuam a pensar como em 1914.

luzemxapuri

Clique nas imagens para ampliá-las.

Um comentário:

Hermes Brasileiro disse...

A Eletrobras Distribuição Acre informa que a interrupção no fornecimento de energia elétrica, programada para ocorrer no domingo (02), das 6h30 às 12h00, para a execução dos serviços de interligação da 2ª linha de transmissão Porto Velho/Rio Branco, foi cancelada por motivos técnicos.

O desligamento atingiria as localidades interligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que compreende os municípios de Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia, Capixaba, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Acrelândia, Porto Acre, Bujari, Sena Madureira, além das Vilas Campinas e Humaitá, e vários bairros de Rio Branco.

A empresa pede desculpas aos seus clientes pelos transtornos e agradece a compreensão de todos.