sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fim da tarifa básica de telefonia fixa

Paulo Pimenta

Assessoria

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) está mobilizando uma luta dentro da Câmara dos Deputados para que seja posto em votação o projeto de lei que põe fim à tarifa básica de telefonia fixa, que custa em média R$ 40. Pela proposta, as prestadoras de serviço em regime público cobrarão do assinante apenas pelos pulsos e minutos efetivamente utilizados.

Pimenta teve acesso a dados do 0800 da Câmara, que revelam que em 2010 foram mais de 500 mil ligações em todo o Brasil, solicitando que os líderes dos partidos priorizassem a votação do projeto. Entretanto, nada foi feito. Em 2011, do total de 334,3 mil ligações, 238,7 mil (71,4%) foram relacionadas a esse projeto.

“Um projeto pode tramitar em todas as Comissões, ser aprovado em todas elas e pode jamais chegar ao plenário. Se não houver um acordo entre o Presidente e os Líderes, não adianta, pois nunca será votado. Só é votado aquilo que os líderes definem como prioridade, quando a população deveria ter refletida sua participação em ações concretas por parte do Parlamento”, defende Pimenta.

Para participar da mobilização contra o fim da tarifa básica de telefonia fixa, é preciso ligar para o 0800 619 619. “O Congresso precisa responder à sociedade e compreender que essa é uma prioridade da nossa população” cobra Pimenta.

O deputado Paulo Pimenta tem uma atuação marcante em defesa do consumidor. Foi o pioneiro em denunciar "o massacre do teleatendimento", fomentando o debate sobre a regulamentação dos serviços de Call Center´s no país. A luta do deputado gaúcho resultou no decreto Nº 6.523, assinado pelo Presidente Lula em 2008, que implementou as novas regras do teleatendimento (Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC).

O parlamentar é também o autor do Projeto de Lei que obriga as operadoras de TV por assinatura a ofertar canais avulsos aos assinantes, adicionalmente aos pacotes de produtos ou serviços existentes. Conforme Pimenta, além de assegurar uma nova opção de acesso aos canais comercializados de TV, o Projeto combate uma prática corriqueira hoje no mercado de televisão por assinatura, que é a venda casada, mascarada nos chamados pacotes fechados.

Clique aqui para ler mais sobre essa novela.

Um comentário:

Concertos Didáticos sobre a MPB disse...

Realmente, isso parece uma utopia, mas quero rever meus conceitos sobre essa questao que envolve callcenters e a taxa do minuto, será que, caso ocorra essa lei, os custos de ligações aumentarão?

Eu acho que o grande problema é ter a internet de graça (pagando 50 reis tres megas?) quando na verdade você deve pagar o dobro com a taxa da maldita - Assinatura Básica.

Mas realmente vou ligar para esse número e divulgar a informação.



A internet é o "problema"