quinta-feira, 9 de junho de 2011

Polícia e comunidade

DSC00873

Vai longe uma época em que, em Xapuri, o termo “polícia” inspirava mais medo que segurança. Naqueles tempos medonhos, o comportamento policial era frequentemente associado a repressão e autoritarismo e, verdade seja dita, a polícia não fazia mais do que reprimir e impor aos cidadãos a lei da força, no papel de braço armado do Estado. 

DSC00898

É claro que sempre será possível se deparar com atitudes e comportamentos, por parte da polícia, que nos remeta ao passado citado acima; mas, na atualidade, a marca mais visível que a instituição Polícia, seja civil ou militar, tem deixado como fruto de sua atuação no município é a proximidade e o diálogo com a comunidade.

Na primeira imagem, o sargento Moura Costa inicia mais uma turma do Proerd, Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, que tem mantido centenas de crianças e adolescentes afastados do risco social. Na segunda, o sargento Ismar, o Mazinho, interagindo com moradores da zona rural sobre álcool e segurança na comunidade.

O Proerd é uma atividade desenvolvida nas escolas, onde há uma parceria entre Polícia Militar, Educação e as famílias. O projeto visa a prevenção no que diz respeito às drogas e à violência, onde um policial militar devidamente capacitado aplica as lições nas salas de aula sobre os assuntos outrora citados.

Nessa quarta-feira (8), as polícias Militar e Civil, cumprindo cronograma de visitas às comunidades rurais de Xapuri, reuniram-se com moradores da comunidade Vai Quem Quer, no templo da Igreja Assembleia de Deus, pela manhã, e com alunos, na escola municipal São Pedro, no período vespertino.

Na encontro com a comunidade, além de palestra com orientações sobre Furepol, problemas com bebidas alcoólicas, drogas, manipulação e resgate de princípios morais, todos os moradores são ouvidos, podendo relatar suas dificuldades e denunciar possíveis irregularidades. As próximas comunidades a serem visitadas pelo programa das polícias Civil e Militar serão: Simitumba e Ribeiracre.

Nenhum comentário: