segunda-feira, 6 de junho de 2011

“Enchugando gelo”

Acredito que o professor-blogueiro Joscíres Ângelo não saiba ler, assim como demonstra não saber escrever, a julgar pela forma com que grafa o verbo enxugar, aplicando CH em vez de X. Abespinhado por eu ter contestado sua afirmação de que não fora convidado para a entrevista coletiva convocada pelo prefeito, acusou-me de “ataques sorrateiros” e insinuou que tenho medo de criticar a administração de Bira Vasconcelos, além de me xingar de mentiroso.

Se Joscíres fosse mais atento e menos encrenqueiro, teria percebido que não o instei a explicar a confusão acerca de seu convite ou não para a entrevista, e sim cobrei da própria assessoria do prefeito, dona da ideia da entrevista, uma explicação para o estranho caso, já que fui convidado através de e-mail que continha cópia para ele e para os demais blogueiros. Mesmo que tivesse exigido do blogueiro explicações sobre a atualidade de seus contatos telefônicos e de e-mail, acredito que isso não representasse razão para o homem beirar uma síncope.

Esclareço também que não fui eu quem atrasou o início da entrevista em uma hora, mas sim o próprio prefeito e sua assessoria, na expectativa de que os outros blogueiros chegassem para participar do encontro. No fundo, eu desconfiava que alguns não compareceriam por mera impossibilidade de atender ao convite, e outros por pura incapacidade de debater abertamente os temas que inevitavelmente surgiriam, para depois usar a própria escapadela como objeto de polêmica.

Relativo à acusação que me dirige, de que temo criticar a atual administração, rebato com um argumento simples e direto: Não preciso provar nada a ninguém, muito menos a você, caro Joscíres. E lhe garanto que não sou feito de medo, como imagina, mas sim de um misto de bom senso com caráter e respeito pelos outros. Espero que você idem.

Quanto à possibilidade de as “discussões virtuais” descambarem do campo do debate para a esfera judicial, basta apenas, de minha parte, que os argumentos abandonem o caráter ideológico para invadir a seara pessoal, como já ocorreu no passado, fato que me obrigou a tomar as providências necessárias para a defesa de meu patrimônio moral.

No mais, acredito ainda que ideias existam para ser contestadas, e que afirmações possam ser contraditas sem que o afirmante faça beicinho e chorumela, desde que o objetivo final seja sempre expor à luz da verdade os fatos que teimem em encontrar sustentação na mentira deslavada, no subterfúgio e na falta de boa fé.

Boa segunda-feira.

Nenhum comentário: