quinta-feira, 2 de junho de 2011

Educadora Nota 10

Professora do Acre conquista novas oportunidades de carreira e realiza pesquisa com Universidade do Paraná após vencer o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10

untitled

A Fundação Victor Civita realiza há 14 anos o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 e com ele vem mudando a vida de educadores por todo o Brasil. A história da professora Bernadete Rocha da Silva, de Rio Branco, Acre, não foi diferente. Autora do projeto “Bichos Esquisitos”, ela foi uma das vencedoras do prêmio em 2007. Desde então, Bernadete recebeu novas propostas de trabalho e pôde se envolver em novos projetos que mudaram sua carreira para sempre.

“Ganhar o prêmio foi um marco na minha carreira. Ele trouxe reconhecimento tanto dos alunos quanto dos professores. Optei por continuar na minha escola, mas recebi muitas propostas de trabalho depois disso”, afirma Bernadete. “O prêmio também trouxe a oportunidade de realizar novos projetos. Em 2009, fui convidada a participar da pesquisa Investigando o Conceito de Insetos das Crianças Brasileiras junto com Professor Adjunto Amauri B. Bartoszeck, da Universidade do Paraná.”

Bernadete conta ainda que após vencer o prêmio, ganhou uma nova consciência da responsabilidade que tem como professora de educação infantil. Ela diz que é procurada frequentemente por outros professores e acabou se tornando uma inspiração para muitos deles. “Com a minha história eles veem que é possível vencer. Digo a todos que querem participar do prêmio que o importante é acreditar no potencial das crianças e propor o ensino como deve ser.”

Dividido nas categorias Professor Nota 10 e Gestor Nota 10, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em escolas de ensino regular.

Os dez professores vencedores e o gestor vencedor receberão como prêmio R$ 15 mil reais cada um e a escola onde o gestor atua receberá R$ 10 mil reais. Durante a cerimônia de premiação, um júri indicará o professor que será o Educador do Ano de 2011, entre os 10 professores premiados, que além do título terá direito a um curso de pós-graduação em instituição de sua escolha.

Para conhecer o regulamento do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 edição 2011, e saber como inscrever o projeto e quais materiais devem ser reunidos, o educador pode acessar o “Manual de Orientações” no site do prêmio: www.premiovc.org.br.

Bernadete Rocha da Silva nasceu em Sena Madureira, a 177 quilômetros de Rio Branco, mas com 5 anos mudou-se com a família para a capital do Acre. Começou o curso de Pedagogia aos 19 anos. Nessa mesma época, ingressou numa escola como auxiliar de limpeza e lá observava atentamente os professores e suas práticas. Ao terminar o Ensino Superior, foi aprovada em um concurso para a rede municipal de ensino, fez especialização em Educação e Trabalho e está na EM Francisca Aragão Silva há dez anos. De manhã, é coordenadora pedagógica. À tarde, assume uma sala de pré-escola, onde aplica a ideia de que não é preciso simplificar o conhecimento para ensinar crianças. Adora ficar em casa com a mãe, cozinhando ou lendo. Nas férias, sempre que pode, visita a irmã, a sobrinha e o cunhado, que moram na Holanda.

Clique aqui para saber mais sobre o trabalho de Bernadete.

Um comentário:

Sued disse...

CARO RAIMARI GOSTARIA DE EXPRESSAR MINHA INDIGNAÇÃO COM A REPORTAGEM PUBLICADA PELA GAZETA NET ACRE E GANHANDO REPERCUSSÃO NACIONAL AONDE O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ACRE TRANCOU CRIANÇAS NA SALA E OBRIGOU ASITIR O MALDITO FILME DO KIT-GAY,ESTA NA COLUNA DA VEJA COMENTADA PELO JORNALISTA REINALDO AZEVEDO,ISSO É UM ABSURDO ACONTECENDO AÍ NO MEU ESTADO,....